Família formada por avô, pai, mãe e vários filhos. Famílias grandes, com bisavós, avós, pai, mãe, filhos, netos e bisnetos. Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte da nossa vida: pai, mãe e irmãos, mas acontece que, além deles, existem os avós, os tios e os primos, que recebem o nome de parentes.
A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
Família é o conjunto de pessoas que normalmente vivem na mesma casa. Geralmente, é formada pela mãe, pai e filhos, o que chamamos de núcleo familiar.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
26 curiosidades que você vai gostar
A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos.
Redução da indisciplina
Nesse contexto, uma boa relação entre a família e a escola é capaz de interromper esse ciclo. Ao se sentir acolhido e apoiado em suas atividades, em casa e na instituição de ensino, o aluno abandonará aquele comportamento e passará a ter mais foco, respeitando os momentos de aula.
A atual definição de família engloba famílias formadas entre por tios e sobrinhos, avós e netos, onde só exista a figura do pai ou só da mãe, e até mesmo, entre irmãos. Não é necessário ter um vínculo sanguíneo de primeiro grau, para ser considerado parte da família.
Orientações: Apresente para os alunos as diferentes imagens, que são recortes de diferentes composições familiares atuais em diferentes situações de expressão de afeto para que as crianças visualizem, analisem, manuseiem. Estas imagens devem ser apresentadas para os alunos ainda sentados na roda interativa.
Como tirar mancha da pele caseiro?
O que é uma questão contextualizada?
Como saber se é refluxo ou ansiedade?
Como fica o verbo principal nos tempos compostos no espanhol?
Qual o nome da esposa de Salomão filha de Faraó?
Sou magra posso fazer abdominoplastia?
O que a dor em fossa ilíaca direita sugere?
O que é responsabilidade objetiva e subjetiva no CDC?
Como imprimir o documento 2022?
Quem foi general romano Caio Valério Rufo?
O que são efeitos secundários da condenação?
O que é a força Educação Física?
O que é substantivo definição e exemplos?