1. Relativo a exposição (ex.: área expositiva; organização expositivo). 2. Que envolve exposição ou esclarecimento; que explica ou descreve alguma coisa (ex.: aula expositiva; texto expositivo).
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:Texto expositivo-argumentativo. Nesse caso, além de apresentar o tema, o emissor foca nos argumentos necessários para a explanação de suas ideias. ... Texto expositivo-informativo.
O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.
São eles: a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e a enumeração.
28 curiosidades que você vai gostar
O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.
O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal, confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida.
Neste tipo de texto, há o predomínio de duas funções de linguagem, nomeadamente a função referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas) e a função meta linguística (usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterior) Neste tipo de textos, podemos ...
Dicas para um bom texto dissertativo-expositivoredija um desenvolvimento no qual você discorrerá sobre todos os aspectos que envolvem o tema em questão;finalize seu texto, na conclusão, com uma síntese, ou seja, retomando de maneira resumida o que foi apresentado;
Texto injuntivo
O tipo textual injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.
Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem Texto injuntivo. Texto dissertativo. Texto narrativo. Texto descritivo. Texto expositivo.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.
Narração, argumentação e dissertação são alguns deles
Existem dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa. A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
→ Permite a liberdade de ação do leitor; → Emprega verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Exemplos de texto injuntivo: bula de remédio, manual de instrução, receita culinária etc.
Estrutura de um texto expositivoIntrodução. A primeira parte de qualquer texto deve introduzir o leitor ao tema que vai ser exposto em seguida. ... Desenvolvimento. Depois da introdução se inicia o desenvolvimento do tema. ... Conclusão. Para encerrar o texto deve-se incluir uma conclusão.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
7 dicas de sucesso para começar uma redação1 Estude temas gerais. ... 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ... 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ... 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ... 5 Não use gírias ou clichês. ... 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ... 7 Seja objetivo.
Podemos citar, como gêneros pertencentes à tipologia expositiva: verbetes de enciclopédia, o artigo científico, matérias de divulgação científica em jornais, palestras, seminários, conferências, aulas expositivas, monografias, dissertações e etc.
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Um gênero textual se adéqua ao uso que se faz dele.
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
Um texto expositivo é aquele que traz informações com o objetivo de expor e explicar um determinado tema ao leitor. O texto argumentativo, por outro lado, além de expor informações, também procura convencer o leitor de uma determinada tese por meio de argumentos.
As três características básicas desse tipo textual são: a apresentação de um ponto de vista, a discussão de argumentos e a análise crítica do texto. A primeira coisa a ser feita em um texto dissertativo argumentativo é a apresentação de uma tese.
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
Características do texto informativo
Utiliza-se o discurso na 3ª pessoa; Formato de escrita mais comum é a prosa; Linguagem no sentido denotativo, informando o receptor que recebe a mensagem de forma clara e direta; Não faz uso de figuras de linguagem, nem do uso conotativo das palavras.
Como tratar fratura na coluna?
Como instalar jogos do Xbox Game Pass no PC?
Como faço para saber como tratar o baço crescido?
O que se deve comer quando se tem gastroenterite?
Como se escreve a frase eu entendi?
Como se escreve a palavra essência?
Como faço para ativar as notificações de aniversário no Facebook?
Como se escreve embaixo ou em Baixo?
Qual é a origem da palavra inveja?
Como se escreve a palavra extravagância?
O que fazer quando o ponto da Cesária entra na pele?
Como ligar a máquina de lavar e secar da Samsung?
Qual é o correto instabilidade ou estabilidade?