→ Se a obrigação for de dar, opera-se o desapossamento (retira-se a coisa do devedor e dá ao credor), que pode ocorrer de suas formas: Se o bem for móvel, retira-se o bem da esfera patrimonial do devedor e entrega-o ao credor, portanto, busca e apreensão.
Requisitos da ação de execução
Além de preencher os requisitos gerais, a petição inicial no processo de execução deverá estar acompanhada do título executivo, bem assim cálculo demonstrativo do débito quando versar quantia certa. Em se tratando de obrigação sujeita a condição ou termo, deverá ser demonstrada a ocorrência do evento (art.
É o caso, por exemplo, da contratação de um cantor específico para um show. (2) Não sendo uma dessas hipóteses, portanto, o juiz poderá autorizar que terceiro cumpra com aquilo que o executado deveria cumprir, às custas do próprio executado. Esta é, desse modo, a chamada execução por transformação.
As execuções especiais são elas: a execução contra a fazenda pública, execução de prestação alimentícia e a execução fiscal. Onde pode fundar-se em título judicial ou extrajudicial; no primeiro caso trata-se do chamado cumprimento sentença instituído pela reforma do processo executivo através da lei 11.232/2006.
Para se provar que o título foi pago, porém, utiliza-se os embargos do devedor, que caracterizam um processo autônomo. O processo de execução começa pela certeza do credor de que tem direito de receber a dívida. Este credor se baseia no fato de possuir um título executivo.
Art. 784 do Novo CPC
Para propor a ação de execução deve a petição inicial ser instruída com o título executivo extrajudicial, o demonstrativo de débitos atualizados até a data da propositura da ação, quando se tratar de execução por quantia certa e a comprovação que a obrigação não foi cumpria.
Tipos de nota promissória. Existem dois tipos de nota promissória: nota promissória pro-soluto e nota promissória pro-solvendo. Confira abaixo no que consiste cada uma delas.
A execução de uma nota promissória não garantida é mais problemática, porque não há nada além de uma promessa a pagar, para começar.
Beneficiário ou tomador: é o credor do montante em dívida; a pessoa que receberá o pagamento do valor devido. A promissória é um documento que tem valor judicial, ou seja, é reconhecida pela justiça. Quando a nota promissória é utilizada? A nota promissória é utilizada com frequência em relações comerciais e também no meio empresarial.
Presume-se ter o portador o mandato para inserir a data e lugar da emissão da nota promissória, que não contiver estes requisitos. Diversificando as indicações da soma do dinheiro, será considerada verdadeira a que se achar lançada por extenso no contexto.
Como saber se a entrada do carregador está ruim?
Como consultar se a guia DAE foi paga?
Como saber se a lente do óculos é original?
Como reconhecer um ácido inorgânico?
Como identificar uma boa música?
Como saber se a laranja está boa?
Por que não pode fazer reclamação na área da Saúde?
O que acontece se eu colocar a lente ao contrário?
Qual a função do dreno de Portovac?
Quando o DSR pode ser descontado?
Onde comprar camisas de time originais para revender?
O que é curso técnico integrado ao ensino médio?
Quais são as etapas de revelação de uma radiografia periapical?
Quanto custa para cadastrar na Amakha Paris?
Como descobrir quem me ligou no interfone?
Quando o feto pode ser enterrado?
Quem paga a vistoria cautelar?
Como recuperar vídeo do TikTok?