A palavra eudaimonia refere-se a uma concepção ética da Antiguidade que visa ao alcance da felicidade como finalidade moral. A eudaimonia é a doutrina ética grega que afirma a busca da felicidade como fundamento da Ética.
O termo eudaimonia regularmente significa “o estado de contentamento estável”1, em geral, é traduzido como felicidade. Contudo, outras traduções têm sido propostas para melhor expressar o que seria um estado de plenitude do ser.
Na obra de Aristóteles, a palavra eudaimonia foi usada (com base na tradição grega mais antiga) como equivalente ao supremo bem humano - sendo o objetivo da filosofia prática - incluindo a ética e a filosofia política - definir o que é esse bem e como pode ser alcançado.
É um conceito epicurista. ... Não obstante, as duas escolas defendiam que um componente crucial da eudaimonia (vida boa) era algo muito similar, ao que os estoicos se referiam como apatheia (literalmente, estar sem paixões) e os epicuristas, como ataraxia (literalmente, “tranquilidade”).
A mediania aristotélica consiste na busca pelo equilíbrio. A virtude está no meio, enquanto os extremos são os vícios.
16 curiosidades que você vai gostar
Significado de Mediania
substantivo feminino Qualidade de mediano; mediocridade. Termo médio. Estado ou condição entre a riqueza e a pobreza. [Figurado] Moderação, ponderação.
1. Qualidade de mediano. 2. Meio termo (entre a riqueza e a pobreza, o talento e a vulgaridade, etc.).
O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 por ext Sensação de tranquilidade ou de serenidade. 3 por ext Comportamento apático; apatia, indiferença. 4 Med , por ext Estado de tranquilidade obtido pelo uso de calmante.
A palavra apatia tem origem no grego apátheia, onde páthos que remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento. A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.
Eudaimonia é uma palavra de origem grega formada a partir dos vocábulos Eu (o bem ou aquilo que é bom) e Daemon (deus, ou gênio, intermediário entre os homens e as divindades superiores).
Na filosofia grega, Eudaimonia significa alcançar as melhores condições possíveis para um ser humano, em todos os seus sentidos e não apenas a felicidade, mas também a virtude, a moralidade e uma vida significativa.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
Por virtudes dianoéticas entendem-se as capacidades de conhecimento possíveis à alma racional. Seriam as virtudes do pensamento, da racionalização, ao passo que as virtudes éticas seriam as virtudes referentes ao caráter do homem, à moral. De acordo com Aristóteles, as virtudes dianoéticas são: a arte ou technè
Platão era um devoto da razão. Ser feliz é definir e desejar o belo e obter meios para alcançá-lo. Saber correr atrás de alma pura. O amor, por exemplo, é desejar o que pode fazer bem sem fazer mal aos outros.
Para alcançar a eudaimonia, precisamos viver racionalmente, e viver racionalmente significa viver segundo a virtude. Esse agir virtuoso contempla as virtudes que podem ser segundo Aristóteles, virtudes morais ou éticas e virtudes intelectuais ou dianoéticas.
Ataraxia traduz-se por "ausência de inquietude", "tranquilidade de ânimo". Demócrito usou este termos ao afirmar "A felicidade é prazer, bem-estar, harmonia, simetria e ataraxia", mas foram os epicuristas, os céticos e os estoicos que puseram a ataraxia no centro de seu pensamento.
Mas a ataraxia, segundo os estóicos, só pode ser alcançada através da apatia, pela completa insensibilidade às paixões, ao prazer e à dor.
Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente. Autarquia é uma expressão de origem grega "autárkeia" que significa comandar a si mesmo.
O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem.
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Desafeiçoada é o feminino de desafeiçoado. O mesmo que: adversária, inimiga.
corteses | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Quais são os caboclos da Linha de Ogum?
Como saber se meu cachorro foi envenenado por sapo?
Qual a data para fazer prova de vida em 2021?
Quando Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp?
Como calcular área e volume de um retângulo?
Como foi a participação do Brasil na guerra?
Quais são os tipos de correias e polias?
Quantas sociedades de advogados um mesmo advogado pode constituir?
Qual a renda para ser considerado hipossuficiente?
Precisa ter ensino médio completo para fazer curso técnico de enfermagem?
Quais as principais características do simbolismo autores e obras?