O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
O etnocentrismo se caracteriza como quando julgamos a cultura alheia tomando como base nossos valores, conhecimentos e tudo aquilo que nos leva a crer que nossa postura é a mais correta. Ele acontece quando ocorre um choque cultural entre pessoas, onde um sente dificuldade em enxergar a diferença que existe no outro.
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.
Dessa forma, o etnocentrismo ou visão etnocêntrica é aquela em que as sociedades, padrões e culturas são vistas com base em sua própria experiência cultural, desconsiderando outras visões de mundo e também inferiorizando tudo aquilo que está muito distante do que você entende como “aceitável”.
O etnocentrismo é uma forma de considerar o seu grupo étnico, sua nação ou nacionalidade mais importante que qualquer outro no mundo.
O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.
Essa visão expõe uma hierarquização de culturas que inferioriza os povos nativos do Brasil e estabelece o ponto de vista europeu como o superior arbitrariamente. ... O etnocentrismo na antropologia oitocentista visava justificar a dominação de outros povos pelos europeus.
Daí o significado de etnocentrismo: o grupo social no centro de tudo, ou seja, o mais importante. Quando um sujeito ou grupo social crê que é superior aos demais, é considerado etnocêntrico. A Sociologia, que estuda o etnocentrismo, o opõe ao conceito de alteridade, que é a preocupação e a valorização de outrem.
sim. etnocentrismo é um ato de preconceito, de não aceitar a cultura dos outros, isso acontece até hoje, por exemplo pessoas LGBT sofrem de etnocentrismo pois não são aceitas em qualquer tipo de lugar.
Podemos definir o etnocentrismo como uma visão de mundo onde culturas diferentes da nossa são vistas, sentidas, representadas e julgadas a partir dos critérios e valores da nossa própria cultura.
De maneira geral o etnocentrismo está na base dos mais extremos pensamentos como a xenofobia ou a homofobia, por exemplo. Do ponto de vista do etnocêntrico as culturas diferentes da sua são vistas como anormais ou até absurdas.
Pessoas que praticam atos etnocêntricos não são doentes, por isso não é possível que a área da saúde receite medicamento e façam acompanhamentos médicos. A melhor maneira de combater o etnocentrismo é se aprofundando em informações, fazendo um exame crítico sobre os fatos.
O etnocentrismo também está relacionado a outras formas de preconceito que, infelizmente, ainda estão enraizadas em nossa cultura. Podemos achar relações estreitas do etnocentrismo com o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando chega o boleto do IPTU 2021?
Como pagar IPTU atrasado em Mauá?
Como Ouvirao se não há quem pregue esboço?
Porque o planejamento financeiro familiar é importante?
O que pedir de aniversário de 18 anos masculino?
Como calcular o custo de construção de um muro?
Como transformar uma cozinha antiga?
Como são classificados os Aerodispersóides?
Qual o risco do colesterol LDL baixo?
Como esses sentidos podem estimular o consumo?
O que quer dizer a palavra criou?
Como escreve compreender em português?
O que significa convicção na língua portuguesa?
Qual o significado da palavra Contra-almirante?
Como é que se escreve esquerdo em inglês?