A normalização é um processo de recozimento. O objetivo da normalização é a intenção de deixar o material em um estado normal, ou seja, com a ausência de tensões internas e até mesmo distribuição de carbono.
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características ...
Existe ainda um forma de recozimento que se aplica a tiras e chapas de aço laminados a frio. Em que as peças são colocadas em recipientes vedados no interior de um forno com temperatura entre 600° e 700°C. Esse tipo de processo se chama recozimento em caixa.
O recozimento de metais é um processo de recurso térmico em que o metal sofre aquecimento controlado até que atinja certa temperatura, assim, o procedimento viabiliza a permanência de temperatura por um determinado período de tempo e em seguida sofre esfriamento de maneira lenta no mesmo forno.
O processo de recozimento envolve normalmente três etapas: recuperação, recristalização e crescimento de grão, que estarão presentes em maior ou menor intensidade dependendo de alguns fatores que serão discutidos posteriormente.
16 curiosidades que você vai gostar
Recozimento de recristalização é um processo semelhante à têmpera , no qual a dureza de uma microestrutura deformada mecanicamente é reduzida em altas temperaturas. As peças são aquecidas a temperaturas na faixa de 600- 650 ºC, e mantidas nesta temperatura por uma hora ou mais. A seguir são resfriadas por ar.
O recozimento de aço é realizado através do aquecimento das peças/materiais a uma determinada temperatura, manutenção da mesma por um tempo adequado e resfriamento controlado a taxas muito lentas, como por exemplo, desligando o forno e mantendo-o fechado até que a temperatura caia atingindo o valor minimo desejado.
Recozimento Pleno → Aquece até 50⁰C acima de A3 e resfria-se em forno para obter ferrita + perlita grosseira. Normalização → Aquece um pouco além de 50 ⁰C acima de A3 e resfria-se ao ar para obter ferrita + perlita fina.
A principal função do recozimento é amolecer o metal e fortalecer sua resistência, que é usada em muitos tipos de processamento de metal; O temperamento é usado principalmente para reduzir a fragilidade do aço após a têmpera. O recozimento é um processo de tratamento térmico preparatório comumente usado na produção.
Cementação líquida:
Nos banhos para altas temperaturas obtém-se camadas de 0,5 até 3,0 mm. A formação da camada cementada é bastante rápida. Os aços empregados são os aços carbono (1010 a 1020) e os de baixa liga (1113, 1117, 1118, 8620, 9620). Os tempos de cementação líquida variam de 0,5 a 10 horas.
Os objetivos principais do recozimento são: remover tensões (devidas, muitas vezes, ao processo de fundição ou ao de conformação mecânica, a quente ou a frio), diminuir a dureza, melhorar a ductilidade, ajustar o tamanho dos grãos, regularizar a estrutura bruta de fusão, obter estruturas favoráveis para submeter o ...
Qualquer processo de recozimento consiste em três estágios: aquecimento até a temperatura desejada, manutenção e encharcamento naquela temperatura e resfriamento, geralmente até a temperatura ambiente.
QUANDO UTILIZAR O RECOZIMENTO PLENO DE PEÇAS METÁLICAS
O processo de recozimento pleno é recomendado em casos onde o material metálico necessita de uma dureza menor, sendo então utilizado um processo de resfriamento diferenciado do que o utilizado na fundição de metais.
O processo de recozimento para alívio de tensões pode ser aplicado em aços em geral e ferro fundido. Normalmente ele é realizado logo após a deformação a frio, ou depois de outros tratamentos térmicos, e processos de soldagem e usinagem etc.
Recozimento: Consiste em aquecer a peça a uma temperatura adequada, seguindo-se de um resfriamento lento. O objetivo deste tratamento é de conferir uma dureza baixa e uma ductilidade alta.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
O revenimento reduz um pouco a resistência mecânica e a dureza obtida na têmpera, porém aumenta bastante a tenacidade do material. No final a têmpera somada com o revenimento produz um material muito superior ao obtido apenas pela têmpera, pela normalização ou pelo recozimento.
- Recozimento para alivio de tensões, que consiste no aque- cimento do aço a temperaturas inferiores à do limite inferior da zona crítica. ... 3 - Normalização - Consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica, seguido de esfriamento ao ar. Esse tratamento está esquematizado na fig.
O processo de Normalização é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até 600°C.
Quando usar a normalização
Além de aço fundido, a normalização pode ser feita depois que os materiais são forjados e laminados. A normalização é útil, inclusive, antes de submeter o material à têmpera e revenimento, demais tratamentos térmicos oferecidos pela indústria, porém, considerados superficiais.
A normalização de aços é um processo térmico que tem a finalidade de alterar as propriedades fisicas do metal, a fim de melhor a capacidade de usinagem e aumentar a resistência mecânica. Esse procedimento tem como função principal homogeneizar e refinar a granulação da microestrutura do aço.
Remove tensões decorrentes de tratamentos anteriores; Diminui a dureza; Ajusta o tamanho dos grãos; Regulariza a estrutura bruta de fusão.
Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...
Recristalização é o fenômeno da capacidade que os metais detêm de renovar sua microestrutura após sofrerem deformação plástica, por meio da formação de uma nova estrutura granular pela migração de fronteiras de grãos provocada pela energia de deformação estocada no material.
Qual é a corrente de um chuveiro elétrico?
Quantos dias devo usar o sabonete para sarna?
Quais são as etapas de produção de um jornal impresso?
Quais são os talentos que existem?
Qual o significado da palavra rirmos?
O que usar no MDF antes de pintar?
Tem como a bolsa estourar aos poucos?
O que a espirometria avalia em um paciente com DPOC?
O que acontece com 5 semanas de gravidez?
Como saber quantas contas tem no iCloud?
Qual é o vulcão mais poderoso do mundo?
Que país fala o idioma esperanto?