Significado de Escravizar verbo transitivo direto Fazer com que uma pessoa se torne escrava; submeter alguém à escravidão: escravizou os funcionários.
adj. e s. m. || que ou o que escraviza, que subjuga, que sujeita: O tormento só cessava quando o cearense... se familiarizava com o ambiente escravizador.
O código prevê a pena de reclusão de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência cometida. O crime está definido em quatro situações: cerceamento de liberdade de se desligar do serviço, servidão por dívida, condições degradantes de trabalho e jornada exaustiva.
Assim, escravizado é denominado como aquele “Que se escravizou, sofreu escravização”. Diferentemente do “escravo”, privado de liberdade, em estado de servidão, o “escravizado” entra em cena como quem “sofreu escravização” e, portanto, foi forçado a essa situação.
Isso ocorre no Brasil, em maior parte, em espaços rurais distantes de centros urbanizados e rotas de transporte para fuga, onde os trabalhadores são geralmente coagidos a continuarem laborando sob a alegação da existência de dívidas com fazendeiros.
A escravidão na Antiguidade poderia acontecer por vários motivos, tais como: guerras (prisioneiros), dívidas, crimes, falta de recursos para sobreviver etc.
Escraviza vem do verbo escravizar. O mesmo que: cativa, oprime, tiraniza. Fazer com que uma pessoa se torne escrava; submeter alguém à escravidão: escravizou os funcionários. Provocar certo domínio moral em (alguém); causar opressão em; oprimir: escraviza os que têm opinião.
Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da bula Cum Sicuti [14] ...
Ao mesmo tempo, começou a manifestar-se o movimento de revolta dos escravos contra os seus senhores e contra o sistema esclavagista, movimento que atingiu o auge com a revolta de Espártaco 73−71 a.C..
Vale destacar que algumas culturas com um forte senso patriarcal reservavam, à mulher, uma hierarquia social semelhante à do escravo, negando-lhe direitos básicos que constituiriam a noção de cidadão . O Mercado de Escravos, de Gustave Boulanger, representando a escravidão na Roma Antiga.