Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células. Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste. Se o resultado retornar como 3+, o câncer é HER2+.
Receptor Hormonal Negativo, HER2 Negativo: também chamado de Triplo Negativo, quando não são detectados receptores hormonais ou produção elevada da proteína HER2. Entre 10% a 20% dos cânceres de mama são desse tipo. Também são chamados de receptores de estrogênio e progesterona.
Decisão da opção de tratamento
Os tumores Her-2 positivos e os tumores triplos negativos, por serem tumores biologicamente mais agressivos, são submetidos a quimioterapia citotóxica.
HER2 é uma proteína na parte externa das células mamárias que promove o seu crescimento.. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de HER2 são denominadas HER2+.
2) HER2-positivo (HER2+):
As células de câncer de mama com níveis mais elevados do que o normal da proteína HER2 são chamadas HER2-positivas. Esses cânceres – que correspondem a 20% dos casos – tendem a crescer e se espalhar mais rápido do que outros tipos de cânceres de mama.
35 curiosidades que você vai gostar
Os pesquisadores constataram que a superexpressão de HER2 contribui para o crescimento descontrolado das células, que é a principal característica do câncer. As pacientes que possuem essa condição são chamadas de HER2-positivas. O câncer de mama HER-2 positivo cresce e dissemina-se mais rapidamente.
O propósito da imuno-histoquímica é reconhecer antígenos e assim identificar e classificar células específicas dentro de uma população celular morfologicamente heterogênea (ou aparentemente homogênea).
Dessa forma, os subtipos clínico-patológicos foram assim classificados: luminal A: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 baixo (<14%); luminal B HER-2 negativo: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 alto (≥14%); luminal B HER-2 positivo: RE e/ou RP positivos e HER-2 positivo; HER-2 superexpresso (não ...
O tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama HER2 positivo, que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama, é baseado atualmente no uso de quimioterapia em esquemas variados e do anticorpo monoclonal trastuzumabe por um prazo de 12 meses.
Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente. Além disso, a sua chance de retorno após o tratamento é alta. Por isso, é um dos piores tipos.
O diagnóstico
Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células. Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste. Se o resultado retornar como 3+, o câncer é HER2+.
Isso significa que se tornou possível conhecer o “combustível” dos tumores, que atualmente são divididos em quatro subtipos principais: luminal A, luminal B, HER2+ e triplo negativo.
O câncer de mama triplo-negativo é um dos subtipos mais agressivos de câncer de mama, mas quando diagnosticado em estágios iniciais pode ter cura. Por isso, é importante manter exames e tratamentos em dia.
O câncer de mama é o 2º câncer mais comum nas mulheres, só perde para os cânceres de pele não melanoma. A Oncocentro Curitiba verificou que o número de casos cresce entre 5 a 10 % ao ano. Mas quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de 95%, já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.
As taxas de resposta foram crescendo de modo importante; quem tem resposta completa, possui chance de cura que suplanta 80% a 85%. No caso do triplo negativo, chegaram medicamentos que aumentam a taxa de resposta completa em 15%”.
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
A quimioterapia é realizada em ciclos (de uma a três semanas), seguidos de um período de descanso para que o corpo tenha tempo de construir novas células sadias e ganhar resistência para continuar o tratamento. Com alguns medicamentos, a quimioterapia é administrada apenas no primeiro dia do ciclo.
Alguns regimes de quimioterapia são administrados com intervalos de 21 dias, 15 dias ou 1 semana. Existem ainda aqueles que são administrados a cada 28 dias. Antes de cada ciclo o paciente deve ser examinado pelo médico que avaliará a tolerância ao tratamento, bem como sua eficácia. A quimioterapia não causa dor.
Tradicionalmente essa quimioterapia é administrada por seis meses. Recentes estudos apontam que alguns pacientes podem ser tratados com apenas 3 meses de quimioterapia.
Anatomia Patológica no Câncer de Mama
O painel prognóstico de mama inclui anticorpos para: Receptor de Estrógeno (RE), Receptor de Progesterona (RP), Receptor 2 do Fator de Crescimento Epidérmico Humano (HER-2) e Proteína ki-67. Na técnica é possível quantificar a expressão dessas proteínas.
A expressão do receptor de estrogênio (RE) é sem dúvida o mais importante biomarcador em câncer de mama, pois ele fornece o índice de sensibilida- de ao tratamento endócrino.
Superexpressão do HER2 ocorre em 10 a 15% dos cânceres de mama, frequentemente apresenta os receptores hormonais negativos, e possui o segundo pior prognóstico em relação a pacientes que não apresentam esta amplificação gênica, mas o uso de terapia alvo molecular melhora o prognóstico.
A sua utilização em imunohistoquímica é indicada na distinção entre lesões intraepiteliais de baixo e alto grau, sobretudo em mulheres jovens, nos casos duvidosos de biópsias de colo onde a distinção entre uma lesão de baixo grau e alto grau pode ser difícil.
As amostras são obtidas por biópsia, cirurgia ou punção. O tipo de amostra varia conforme a patologia a ser examinada, sendo o sangue ou fragmentos teciduais os mais usuais. É importante notar que a qualidade da coleta das amostras correlaciona-se diretamente com a qualidade do exame em geral.
Imunohistoquímica - R$851,00 - Labi Exames.
Qual é o significado de acento agudo?
Como trabalhar com uma motosserra?
Como usar caixa de som portátil?
Quanto tempo usar aparelho auditivo?
Quem usava brilhantina no passado?
Como usar corante líquido Xadrez?
Como se tornar Vegetáriano aos poucos?
Como se utiliza a placa universal de três castanhas para a fixação de peças com formato de anel?
Como usar o óleo de gergelim no cabelo?
Quando pode quebrar parede de apartamento?
Quais são os riscos de trombose?
Como usar camisa longa com calça?