Equipamento de proteção individual é qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
EPI é um item de segurança fundamental para as pessoas que exercem atividades de riscos. ... Segundo João Pedro, "a função do E.P.I, é neutralizar ou atenuar a ação do agente agressivo contra o corpo da pessoa que o usa", Exemplificando: "uma ferramenta ao cair do alto de um andaime, atinge o capacete de um trabalhador.
EPI para a saúde e proteção do trabalhador
O uso de EPIs passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são considerados EPIs.
Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens ...
26 curiosidades que você vai gostar
4.5. Proteção de mãos e braçosluva de borracha isolante, para proteção contra choques elétricos;luva de raspa ou vaqueta, que protege de materiais cortantes e abrasivos;luva de borracha nitrílica, para quem trabalha com produtos químicos e biológicos;luva de PVC, que protege do contato com óleo, graxa e solventes.
Os 5 principais equipamentos de proteção individualSapatos de segurança. Para encontrar o calçado ideal para o profissional da saúde é preciso levar em consideração, principalmente, os seguintes itens: conforto, flexibilidade, segurança e praticidade. ... Avental ou capote. ... Máscaras. ... Touca. ... Luvas.
Cabe ao empregado quanto ao EPI:
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
A Norma Regulamentadora 06 (Equipamento de Proteção Individual) estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) protegem a saúde do trabalhador e reduzem os riscos de acidente. São indicados, principalmente, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a combater os acidentes e/ou doenças ocupacionais.
Os EPIS se dividem pelas partes do corpo que podem proteger, como:CABEÇA. Está é uma das partes mais vitais do seu corpo e deve ser bastante protegida, evitando impactos, lesões e traumatismos causados por acidentes. ... MÃOS. ... RESPIRATÓRIA. ... PÉS. ... PROTEÇÃO DO OUVIDO. ... PROTEÇÃO DO CORPO. ... FACE (ROSTO)
Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?Luvas. As luvas são EPIs muito utilizados para evitar acidentes comuns no dia a dia do trabalho dos mais diversos profissionais de saúde. ... Óculos de proteção. ... Avental. ... Máscara cirúrgica.
Como vimos anteriormente a NR-6 trata de uma obrigação legal do empregador fornecer o equipamento de proteção individual, assim como do empregado utilizá-lo. É extremamente importante a aplicação dessa norma no ambiente de trabalho para torna-lo mais seguro e saudável para os colaboradores.
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
NR 6 e as obrigatoriedades dos EPIs
A NR 6 estabelece todos os requisitos sobre o Equipamento de Proteção Individual. Dentre eles, as responsabilidades do empregador, empregado e também do fabricante de EPIs, nacional ou um EPI importado.
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
7 equipamentos para segurança no trabalho essenciaisCapacetes. Equipamento bastante corriqueiro, feito para a proteção da cabeça, é utilizado tanto em áreas cobertas quanto nos espaços descobertos. ... Protetores auriculares. ... Máscaras. ... Luvas. ... Botas. ... Equipamentos para trabalho em altura. ... Coletes de sinalização.
Descubra quais são os principais equipamentos táticos e de segurançaLanterna. As lanternas podem ser utilizadas em diversas ocasiões, inclusive no dia a dia. ... Sistema MOLLE. Para melhorar o transporte de ferramentas, desenvolveu-se o sistema MOLLE. ... Botas. ... Protetores. ... Capacete. ... Óculos de proteção e binóculos.
Qualquer máquina, ferramenta ou instalação utilizados no trabalho é um equipamento de trabalho. A utilização de máquinas comporta riscos para os trabalhadores os quais não podem ser descurados. ...
A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. ... A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
No âmbito da logística, a NR-11 estabelece uma série de normas de segurança, que devem ser consideradas ao longo de todas as etapas de um processo de movimentação de carga, incluindo atividades de armazenagem, manuseio e transporte, e movimentação de materiais.
Já que o trabalhador possui as mãos como parte do corpo que está mais exposta a riscos e acidentes, os EPIs mais utilizados são os de proteção para mãos e membros superiores. Luvas, mangas, braçadeiras e dedeiras são os melhores e mais utilizados exemplos de EPIs para os membros superiores.
Proteção dos olhos e face: Óculos, protetor facial e máscara de solda. Proteção auditiva: Protetor auditivo.
Os principais são:Avental de chumbo ou plumbífero. A vestimenta plumbifera é uma espécie de manta de chumbo que cobre a região torácica e abdominal dos pacientes e operadores durante a realização de exames radiográficos. ... Óculos plumbíferos. ... Protetores de gônadas. ... Protetores de tireóide.
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.
Qual a importância do fumigador na apicultura?
O que pode deixar a pessoa cega?
Está chovendo é locução verbal?
O que precisa para fazer um portal?
Qual o preço do metro cúbico de concreto?
Quais as principais características da exosfera?
O que é constante proporcionalidade?
Como saber o valor das custas?
Como alterar o tipo de arquivo no Windows?
Quanto tempo vive uma pessoa com problemas cardíacos?
Como gravar o áudio do microfone do PC?
Quais são os símbolos do candomblé?
Qual a diferença entre israelitas e judeus?
Qual a composição do endividamento da empresa?
Para que serve o sabonete líquido Vagisil?
Quais são os efeitos colaterais da beterraba?