A empatia é uma sensibilidade emocional com poder não somente de mudar a história de nossas vidas, mas também de promover profundas transformações sociais. Trata-se da arte de se enxergar na posição do outro, utilizando a compreensão para guiar suas interações e soluções de conflito com o próximo.
A Empatia parte da aceitação, em termos simples, a habilidade não apenas se colocar no lugar do outro, mas de respeitar, independentemente de quem seja, da forma que pensa, agi ou senti, sem julgar ou criticar, se envolvendo em uma troca de sentimento verdadeiro.
Nas relações humanas exercitar a empatia, faz você evitar muitos conflitos desnecessários, porque a postura do outro, pode ser para: mascarar uma dor, um anseio, um bloqueio, um trauma, e a gentileza de buscar a compreensão (sempre se perguntando - por que esta pessoa está agindo assim? - o que esta por trás desta ...
Um exemplo de empatia seria o caso de racismo, por exemplo. Ao ver ou saber que uma pessoa sofreu racismo, você pode ter empatia por ela, tentando entender o que ela sentiu ao sofrer com o episódio.
A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social. Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia diz respeito, antes de tudo, ao gerenciamento das emoções e pode ser desenvolvida desde a infância.
17 curiosidades que você vai gostar
Afinal, a empatia apresenta inúmeras vantagens para a nossa vida pessoal e profissional. Por meio dela, melhoramos nossa comunicação, aprendemos a enfrentar desafios, buscamos a solução de conflitos. Embora a empatia seja benéfica, devemos praticá-la com equilíbrio. Não podemos trazer os problemas do outro para nós.
Desenvolver essas quatro habilidades está de mãos dadas com algumas das competências do coach, entre elas “ouvir na essência”, “realizar feedback construtivo e realista” e “suspender todo tipo de julgamento”, por exemplo.
Os diferentes tipos de empatia#1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro. Se refere à ideia mais popular de empatia, relacionada a se colocar no lugar do outro. ... #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro. ... #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.
De acordo com o psicólogo Daniel Goleman e Paul Ekman, essa habilidade pode ser dividida em três grupo, que são:Empatia cognitiva. A capacidade de entender como o outro sente e, até mesmo, o que ele está pensando. ... Empatia emocional. ... Empatia compassiva.
O que é o chamado sangue dourado?
Quando se inicia o ensino fundamental?
Qual é o estilo da pintura de Tarsila do Amaral?
Quanto custa show do roberto carlos?
Quanto tempo é preciso trabalhar para ter direito ao desemprego?
Quais são as condições adversas da via?
Quais os sinais de que o bebê vai nascer?
Como excluir um arquivo compartilhado no OneDrive?
Quais são os autores da primeira geração?
Que fato marcou o fim da Idade Antiga e o começo da Idade Média?
Quais os males de ter um coelho?