O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais. O hipotálamo também libera a ocitocina (OC) e a arginina-vasopressina (AVP) na neuro-hipófise.
O feedback negativo é aquele no qual os hormônios (finais) atuam, na hipófise e no hipotálamo, para reduzir a secreção, inibindo-a. Já o feedback positivo é aquele em que os hormônios (finais) atuam, na hipófise e no hipotálamo, para aumentar a secreção, estimulando-a.
Hormônios produzidos Glicoproteicos: hormônio tireoestimulante (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo- estimulante (FSH) e gonadotrofina coriônica (hCG). A síntese e liberação dos hormônios da adeno- hipófise obedece ao eixo hipotálamo- hipófise.
O sistema porta hipofisário é um sistema de vasos sanguíneos na microcirculação na base do cérebro, conectando o hipotálamo à hipófise anterior. Sua principal função é transportar e trocar rapidamente hormônios entre o núcleo arqueado do hipotálamo e a glândula pituitária anterior.
O eixo HPA mantém a capacidade do organismo de responder a episódios de estresse agudo e prolongado, e é um dos principais focos da pesquisa sobre ETP, uma vez que o cérebro é o principal órgão visado pelos hormônios esteróides produzidos por esse sistema.
O hipotálamo secreta vários hormônios que controlam a hipófise. A hipófise , às vezes chamada de glândula mestra, por sua vez controla as funções de muitas outras glândulas endócrinas. ... Parte do sistema nervoso estimula a glândula suprarrenal a produzir adrenalina.
O hipotálamo regula o metabolismo a partir de sua ação sobre os centros de comandos de diversas funções do organismo. Além disso, essa região do cérebro controla o sistema endócrino, agindo diretamente sobre a glândula hipófise e indiretamente sobre outras glândulas.
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
No controle da parte glandular estão envolvidos os hormônios hipotalâmicos que agem sobre glândulas “alvo” tais como tireóide, adrenais, testículo e ovário. O “feedback” negativo de alça longa e tem como finalidade manter a homeostasia, ou seja, informar ao hipotálamo sobre a necessidade de mandar menos estímulo.
Medicamentos que interferem no SNC influenciam a secreção de fatores de liberação hipotalâmicos, modificando a função hipofisária e a atividade dos órgãos-alvo. O sistema límbico também influi sobre o hipotálamo, por meio de vias aferentes corticais originadas na amígdala, região septal, tálamo e retina.
Um fluxo retrógrado de sangue da hipófise para o hipotálamo permite um “feedback de alça curta”, por meio do qual os hormônios hipofisários modulam a secreção dos hormônios hipotalâmicos. Os neurônios que secretam OC e a AVP na neuro-hipófise recebem o nome de magnocelulares.
Os principais hormônios liberados pelo hipotálamo que interferem na secreção hipofisária são: Somatostatina ou hormônio inibidor do hormônio do crescimento (GHIRH); Hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH);
O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso ...
Como tirar mancha colorida de roupa branca com bicarbonato?
Como tirar mancha desodorante de roupa preta?
Qual a maneira correta de levantar da cadeira?
Como tirar o mancha de Açafrão de roupa?
Em qual perna fica a veia femoral?
Quando tirar leite com bombinha?
Como imprimir mais de um PDF ao mesmo tempo?
Como tirar mancha de quartzo branco?
Qual a melhor posição para jogar vídeo game?
Como tirar mancha de roupa com água oxigenada e bicarbonato?
Como se sentar com a postura correta?
Como deixar a pele do leitão pururuca?