O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais. O hipotálamo também libera a ocitocina (OC) e a arginina-vasopressina (AVP) na neuro-hipófise.
O feedback negativo é aquele no qual os hormônios (finais) atuam, na hipófise e no hipotálamo, para reduzir a secreção, inibindo-a. Já o feedback positivo é aquele em que os hormônios (finais) atuam, na hipófise e no hipotálamo, para aumentar a secreção, estimulando-a.
Hormônios produzidos Glicoproteicos: hormônio tireoestimulante (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo- estimulante (FSH) e gonadotrofina coriônica (hCG). A síntese e liberação dos hormônios da adeno- hipófise obedece ao eixo hipotálamo- hipófise.
O sistema porta hipofisário é um sistema de vasos sanguíneos na microcirculação na base do cérebro, conectando o hipotálamo à hipófise anterior. Sua principal função é transportar e trocar rapidamente hormônios entre o núcleo arqueado do hipotálamo e a glândula pituitária anterior.
O eixo HPA mantém a capacidade do organismo de responder a episódios de estresse agudo e prolongado, e é um dos principais focos da pesquisa sobre ETP, uma vez que o cérebro é o principal órgão visado pelos hormônios esteróides produzidos por esse sistema.
O hipotálamo secreta vários hormônios que controlam a hipófise. A hipófise , às vezes chamada de glândula mestra, por sua vez controla as funções de muitas outras glândulas endócrinas. ... Parte do sistema nervoso estimula a glândula suprarrenal a produzir adrenalina.
O hipotálamo regula o metabolismo a partir de sua ação sobre os centros de comandos de diversas funções do organismo. Além disso, essa região do cérebro controla o sistema endócrino, agindo diretamente sobre a glândula hipófise e indiretamente sobre outras glândulas.
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
No controle da parte glandular estão envolvidos os hormônios hipotalâmicos que agem sobre glândulas “alvo” tais como tireóide, adrenais, testículo e ovário. O “feedback” negativo de alça longa e tem como finalidade manter a homeostasia, ou seja, informar ao hipotálamo sobre a necessidade de mandar menos estímulo.
Medicamentos que interferem no SNC influenciam a secreção de fatores de liberação hipotalâmicos, modificando a função hipofisária e a atividade dos órgãos-alvo. O sistema límbico também influi sobre o hipotálamo, por meio de vias aferentes corticais originadas na amígdala, região septal, tálamo e retina.
Um fluxo retrógrado de sangue da hipófise para o hipotálamo permite um “feedback de alça curta”, por meio do qual os hormônios hipofisários modulam a secreção dos hormônios hipotalâmicos. Os neurônios que secretam OC e a AVP na neuro-hipófise recebem o nome de magnocelulares.
Os principais hormônios liberados pelo hipotálamo que interferem na secreção hipofisária são: Somatostatina ou hormônio inibidor do hormônio do crescimento (GHIRH); Hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH);
O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso ...
Como segurar o celular para tirar Selfie no espelho?
Como ter funcionários satisfeitos?
Porque é que um grau são 60 minutos?
Como secar o cabelo na transição?
Qual o melhor Mid Laner do LoL?
Como o estilo rococó se manifestou no Brasil?
Quais vidrarias podem ser secas na estufa?
Como o granito é usado na construção de casas?
Como receber o auxílio da redução de jornada?
Como é feito o cigarro de palha?
Qual a ideia central do filme O Homem que Mudou o Jogo?
Como uma secretária deve organizar uma reunião?
O que fazer quando o controle do Xbox 360 para de funcionar?
Qual a melhor forma de jogar Free Fire no celular?