Ao educar para o consumo consciente, educa-se para que as pessoas conheçam os impactos de seus atos de consumo sobre si próprias, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, e façam suas próprias escolhas de forma consciente.
O Projeto Ekonos – Educação para o Consumo Consciente, é um convite para ressignificar as relações econômicas e de consumo, de forma a contribuir para que todos assumam uma postura cidadã e não consumista.
Entre os passos para uma escola mais sustentável está o consumo consciente, que se caracteriza por um consumo de forma responsável, que pense nas consequências das compras e no impacto que elas podem causar na vida do planeta. É pensar em comprar produtos duráveis, ao invés de descartáveis, por exemplo.
Nas duas órbitas primordiais, a informação e educação para o consumo têm papel fundamental: – na proteção da saúde e segurança do consumidor; – e, na proteção dos interesses patrimoniais/econômicos dele.
Significa adquirir produtos e serviços, cuja produção não produz os impactos meio ambiente. Ficar atento a esses impactos, no momento de adquirir produtos e serviços, de quem comprar, como usar e como descartar o que não queremos mais, estamos contribuindo para um mundo melhor.
32 curiosidades que você vai gostar
Consumo conscienteEconomize papel: ... Compre somente o necessário: ... Evite mercadorias com muitas embalagens: ... Dê preferência ao refil: ... Leve sua própria sacola ao fazer compras: ... Cuidado ao manipular os alimentos: ... Evite o desperdício de alimentos: ... Instale torneiras com sensores automáticos:
O consumo consciente vem atingindo várias pessoas que se preocupam com o mundo que deixarão para as gerações futuras. Nas últimas décadas, a população mundial cresceu num ritmo extraordinário. ... É por esse motivo que é extremamente importante fazer o uso consciente da água e descartar o lixo também de forma consciente.
A educação para o consumo garante ao consumidor o exercício da liberdade de escolha, o equilíbrio na contratação ou aquisição do produto ou serviço assegurando a aplicabilidade do princípio da ordem econômica e conscientização no consumo sustentável.
A tão famosa cidadania é, portanto, o conjunto de direitos e deveres políticos e sociais de um indivíduo. O consumidor, por sua vez é o indivíduo que consome, não necessariamente o que compra, uma pessoa que demanda bens e serviços proporcionados por um produtor ou provedor.
Liberdade de escolha
O consumidor tem total direito de escolher, dentre os produtos ou serviços disponíveis no mercado, o que achar melhor para o consumo e não deve haver nenhuma interferência do fornecedor no processo.
Trata-se de ser mais racional e ter conhecimento dos impactos trazidos pelo consumo de determinado item. São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo.
Reaproveitar - Quando for construir ou fazer uma reforma, analise quais produtos vai usar e reaproveitar. Pense nas possibilidades de reuso da água e de utilização de energia solar. Reciclar - Evite produtos descartáveis, seu uso breve não justifica seu impacto ambiental.
Pergunte se eles sabem o que é consumo consciente e, após as respostas, pergunte se eles se consideram consumidores conscientes. Não corrija as respostas, apenas ouça o que eles pensam sobre este tema.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Consumo influencia lixo e exploração de recursos naturais
Cerca de 51% deste resíduo é matéria orgânica, isto é comida, alimento. Os outros 49% é composta por materiais de todo tipo, como plástico, vidro, alumínio, papel, tecidos (como roupas velhas), borracha etc..
O consumo é ingrediente da cidadania, ao consumir o indivíduo constrói sua cidadania, mas esse consumo não pode ser entendido apenas do ponto de vista das necessidades individuais e superficiais, pois o consumo integra a prática cotidiana da vida, do ponto de vista cultural, material e social.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
O consumo consciente é importante, pois, preza ainda pelo desenvolvimento sustentável e a construção de uma Economia Circular. Isso tem consequências, inclusive, na qualidade e valorização da mão de obra. Assim, é possível promover uma economia mais justa, onde todas as partes saem ganhando.
45) a educação ambiental pode ser capaz de realizar o resgate de valores éticos precípuos que sirvam de base para a formação de pessoas mais conscientes da sua condição de parte integrante do meio em que habita, dar uma nova visão ao consumo.
Reduza o consumo de água e energia
Uma outra maneira de realizar um consumo consciente é administrando a utilização da água e energia elétrica em sua casa. Algumas atitudes simples podem fazer com que você reduza o consumo e ainda economize nas contas.
Como falar sobre consumo consciente para crianças?Fale sobre educação financeira com seus filhos.Compre apenas o necessário.Compre itens de segunda mão.Pense na ética além da sustentabilidade na hora de comprar.
Ao adotar um estilo de vida consciente em relação ao consumo, você automaticamente fará um melhor planejamento. Assim, definirá estratégias para uma compra inteligente, impactando de forma positiva as suas finanças.
O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.
Para levar a cabo essa ideia do consumo consciente, baseie suas escolhas nos 9 importantes princípios que listamos a partir de agora!Faça compras planejadas. ... Pense nos impactos do consumo. ... Reutilize produtos e embalagens. ... Separe o lixo. ... Use o crédito de forma consciente. ... Valorize a responsabilidade social.
10 dicas para diminuir o impacto que seu consumo faz no planetaCompre somente o necessário. ... Evite andar de carro. ... Diminua o consumo de carne bovina. ... Prefira produtos orgânicos. ... Consuma tudo pela metade. ... Troque mais, descarte menos. ... Evite o desperdício. ... Doe o que você não usa mais.
Qual a diferença de MP3 e WAV?
Como fazer para tirar manchas esbranquiçadas do seu porcelanato?
Quando é considerado febre Covid?
O que pode causar perda de pacotes?
Como tirar a segunda via da conta de luz pelo CPF?
Quais palavras usar para iniciar um parágrafo?
Quais são os tipos de grupos sociais?
O que significa uma pessoa muito séria?
O que significa obstinado na bíblia?
O que significa a vida é um ciclo?
Como voltar a ver os stories silenciados?
Em quais casos são justificados as faltas por até dois dias?