A Educação das Relações Étnico-raciais configura-se como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio da oferta de políticas de ações afirmativas e pedagógicas inscritas na Educação Básica.
Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...
As relações étnico-raciais são uma expressão usada para se referir às questões concernentes à população negra-brasileira, a fim de sair do impasse e da postura dicotômica entre os conceitos raça e etnia.
A inserção da temática étnico-racial na educação infantil visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele.
Dessa forma, é indispensável que os processos político-pedagógicos da educação das relações étnico-raciais sejam fortemente analisados, discutidos e implementados com a participação de toda comunidade escolar, com vistas a desenvolver uma prática pedagógica que tem como objetivo central a valorização e respeito às ...
19 curiosidades que você vai gostar
E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.Leve diversidade cultural para a sala – literalmente! ... Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes. ... Não se limite às datas comemorativas. ... Recorra à arte e aos livros. ... Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos.
A Lei nº 9.394/96 dispõe: Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
São um conjunto de normas e princípios que visam proteger grupos étnico-raciais que sofrem com a exclusão, a discriminação e a desigualdade. Eles buscam garantir que todos os direitos humanos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à justiça e ao trabalho sejam respeitados também a esses grupos.
O ensino das questões raciais ajuda na valorização da cultura afro-brasileira e indígena como componentes nacionais. Além disso, incentiva os alunos a eliminarem ideias preconcebidas e combate preconceitos aprendidos em sociedade e, muitas vezes, replicados no ambiente escolar.
Organizações com diversidade de gênero estão propensas a 15% de mais chances de alcançarem um desempenho superior. ... Outro dado do estudo que merece destaque é a diversidade étnica, que apresenta a tendência de 35% de melhor performance.
Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território. ... Desse modo a construção da identidade étnica tem na auto-afirmação sua grande base fundadora.
1. étnico-cultural. Coletividade de indivíduos que se caracterizam por sua religiosidade ou misticismo, arte e/ou meio de sobrevivência.
Assim sendo, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças: um projeto conjunto para a construção de uma sociedade justa, igual, equânime.
O professor fala aos estudantes sobre a formação do povo brasileiro – as raças/etnias que o compõem (indígenas, brancos, negros e amarelos). Em seguida, pede aos estudantes que se auto-identifiquem com uma ou mais raças/etnias, anotando sua resposta em uma folha de papel, sem revelar aos demais.
Ela pode, dentre outros fatores, ser considerada como uma das engrenagens essenciais na modificação de uma sociedade. Desta forma, torna-se responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, evidenciar a evolução dos educandos de maneira democrática, formando seus valores, praticas habituais e suas condutas.
Esse contato proporciona à criança, durante a infância, uma gama de relações sociais com seus pares e com adultos, com diferentes subjetividades, etnias, gêneros e identidades, relações essas que somam grande influência na formação de sua própria identidade e autoimagem.
Em suma, diz a professora Eugenia Marques, “o que a escola precisa fazer para combater a discriminação é trabalhar na perspectiva de mostrar o que temos de forte por termos diferenças e não silenciar diante de nenhuma violência, pois não tolerar a discriminação é o primeiro passo para caminhar em direção ao respeito”.
A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
Sugestão de atividades para combater o preconceitoRODAS DE CONVERSA. Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. ... VÍDEOS E CONTOS. A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. ... BONECOS NEGROS. ... TOQUE. ... COMIDA. ... MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS.
A Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio; o Parecer do CNE/CP 03/2004 que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História ...
Artigo 26A da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Considerando o que se entende por “relações étnico-raciais”, assinale a afirmação verdadeira. ... As relações étnico-raciais expressam diferenças e interesses entre as classes sociais, e como cada classe se posiciona na organização da produção material da vida cotidiana.
Abaixo, listamos 6 atitudes que podem ser tomadas para ajudar a combater o racismo institucional no setor públicoReconhecer que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adotar uma postura institucional antirracista. ... Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão.
Como promover a valorização da diversidade na escola?fortaleça a autoestima e o senso de identidade por meio de discussões sobre representatividade em livros, filmes, músicas, revistas e outras produções culturais;promova a integração com dinâmicas e trabalhos em grupos;
Assim, a presença da cultura e identidade negra na escola é fundamental para garantir a sensação de representação/pertencimento àquele espaço. Discutir a real importância da cultura e identidade negra na escola é resgatar a auto estima e criar novas perspectivas na forma do cidadão enxergar-se como igual aos demais.
Qual o tempo de incubação da Giardia?
O que acontece se fazer prancha todos os dias?
O que levar de lanche para o cinema?
O que fazer para conservar as astromélias?
Com 8 semanas de gravidez da pra ouvir o coração?
Qual o limite de valor da causa nos Juizados Especiais?
Quais as principais características desse movimento Naturalismo?
Como preencher um formulário que está em PDF?
Como saber se a empresa tem reclamações?
Onde o ouro foi encontrado pela primeira vez?
Como saber se a mensagem foi lida no Line?
Quem pode aplicar a excomunhão?
Como colocar mais de 10 enderecos no Google Maps?
Quanto tempo após silicone posso usar biquíni?
Como calcular tempo de treinamento?