A Atitude Filosófica possui como ponto de partida a negação do comum e o questionamento. Dizer não aos hábitos e costumes para só depois de passar pelo crivo da razão, afirmar ou concordar com algo. Negar as certezas do senso comum é o primeiro momento do método proposto pela filosofia.
O espanto. O espanto é considerado o ponto de partida para uma atitude filosófica. A partir do espanto, o ser social deixa de ser indiferente à sua realidade, as ações e os acontecimentos geram o espanto e impulsionam uma atitude crítica, racional, contestadora e problematizadora.
As quatro atitudes filosóficas: radicalidade, rigorosidade, totalidade e criticidade, certamente, estariam em falta senão houvesse uma menção a ética. A ética se tornou um caminho obrigatório para toda e qualquer atividade atual que prime pela seriedade e respeito à vida. Contudo, se descortinam várias éticas hoje.
A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. ... Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.
A atitude filosófica pode ser entendida como um mecanismo da filosofia que busca através da crítica questionar o indivíduo e suas problemáticas a fim de trazer respostas para a ação humana.
Atitude crítica é dizer não aos pré-conceitos,aos fatos e as ideias da experiência do cotidiano,é não acreditar só no que todo mundo pensa,a opiniões formadas e estabelecidas. É fundamentalmente interrogar o sentido e causa de algo.
Resposta: A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais. ... A atitude filosófica é determinada pelo posicionamento crítico, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade de forma distinta.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Já a filosofia é o pensamento e o questionamento das coisas, o amor pela sabedoria, sabedoria do mundo, a junção de ambas constrói uma atitude filosófica, mas para, além disso, saber admirar é a primeira virtude para filosofar, começando com o processo de questionar.
Aristóteles foi um dos primeiros a defender a origem da filosofia a partir do espanto do ser social, da estranheza e da perplexidade em relação aos acontecimentos da natureza, do universo e da vida.
A dúvida também é elemento essencial para a construção da filosofia. É preciso que o filósofo duvide de todos os conceitos, todas as verdades e todas as imposições sociais. O filósofo não deve naturalizar os conhecimentos, deve problematizar tudo que é posto e apresentado.
Lembrando que a filosofia nasceu na Grécia antiga por volta do final do século VII a.C. como um questionamento ao conhecimento tradicional baseado nos mitos e na crença. O senso comum grego assumia uma consciência mítica e tomava como evidentes as explicações baseadas nas narrativas dos mitos. Banksy, Flower Thrower ( Atirador de Flores).
Quais os métodos de coleta de sêmen em touros?
Quais são os bens materiais do Brasil?
Qual o tempo de vida útil de um iPhone?
Qual o valor máximo que a Caixa financia um imóvel?
Qual a importância da interação na educação?
Qual é o tripé que forma as organizações descreva cada um *?
Como alterar cadastro na Nota Fiscal Eletrônica?
O que eram os povos seminômades?
Qual vai ser o valor do Auxílio Brasil em janeiro 2021?
Como se apresentar a um general?
Quanto o Fluminense arrecadou em 2021?
Como é o número ímpar é divisível por 3?
O que significa GRD em projetos?
O que acontece quando o autor não apresenta réplica?
O que é concentração e formas de calcular?
Onde ocorreu o movimento dos operários?