Evaporito formado por precipitação de sais de cloreto de sódio (NaCl), com formação do mineral halite. Este mineral cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cubos. O sal-gema, além da halite, pode ter associadas a si outras substâncias, mas em menor percentagem.
A halita é um mineral evaporítico. É formada pela precipitação dos sais contidos em uma solução química inorgânica, que se depositam quando salmouras de lagos e marés interiores se evaporam.
O sal-gema é um insumo usado para a produção de PVC. Ruas e casas apresentam rachaduras e desníveis, e autoridades dizem que três bairros estão afundando por conta das operações da empresa.
Os sais mais comuns na natureza são o marinho e o de rocha, também conhecido como sal-gema. A diferença entre eles é que o sal marinho é extraído através de um processo de evaporação da água do mar, e o sal de rocha é retirado diretamente de minas subterrâneas formadas por lagos e mares que se extinguiram.
O termo halita, em geral, refere-se às suas ocorrências naturais, tais como sal de rocha, sal gema ou sal fóssil. O sal, também conhecido como cloreto de sódio (NaCl), é constituído de dois elementos: sódio e cloro.
Atualmente, o sal é o maior bem de consumo mineral industrial no mundo. O Brasil produz sal no Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Sergipe, Bahia e no Rio Grande do Norte. Este último é o maior produtor nacional, representando cerca de 95% de todo o sal produzido em nosso país.
Os estados de Alagoas e Bahia continuam sendo os únicos produtores do Brasil.
O sal de rocha é um sal grosso não refinado que geralmente contém impurezas não comestíveis. Mas ele tem um uso na culinária. Receitas de sorvetes caseiros costumam orientar que sal de rocha deve ser espalhado sobre o gelo ao redor do cilindro com a mistura de sorvete.
O processo de precipitação que dá origem ao sal-gema é desencadeado pela evaporação de águas marinhas retiradas em lagunas ou pela evaporação de águas salgadas de lagos de zonas áridas, com cloreto de sódio em solução. O sal-gema é pouco denso e muito plástico, tem um aspeto granuloso, sabor salgado e é extremamente solúvel em água.
O sal-gema é pouco denso e muito plástico, tem um aspeto granuloso, sabor salgado e é extremamente solúvel em água. Quando puro, o sal-gema é incolor e transparente. Com impurezas, pode apresentar-se esbranquiçado, amarelado, e por vezes avermelhado. O brilho é vítreo e a risca é branca.
Os únicos locais de extração de sal-gema em Portugal localizam-se nas minas de Loulé e em Rio Maior. O Sal-gema não faz reação com ácidos, risco ou traço branco, não tem clivagem e tem brilho não metálico,
Em países mais frios a utilização maior é do sal-gema. O sal é um composto altamente solúvel, presente nas águas oceânicas na proporção média de 26g/L. Nos mares e lagoas a concentração de sal depende do equilíbrio entre fatores como aporte de águas doces de rios e evaporação, além da injeção de águas marinhas, o que modifica a salinidade.
Onde passar as férias de julho?
Quais os riscos de operar máquinas e equipamentos?
Pode tomar 2 ibuprofeno 600mg?
Para que serve a Goma-laca no MDF?
Quantos portais o Minecraft tem?
Qual era o pensamento do homem barroco?
Quais os tipos de danças mais dançadas hoje em dia no Brasil?
Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil?
Quem tem direito de ser tutor?
Qual a importância do Protocolo de sepse?
Quem são os maiores influências Digital do Brasil?
Como tirar Hiring do LinkedIn?
Para que serve coenzima Q10 100mg?