Quais são as doenças virais e bacterianas mais comuns? Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.
Por exemplo, doenças virais como dengue, zika e chikungunya são bastante semelhantes, principalmente em seus sintomas. Apesar de análogos, cada vírus possui características próprias, inclusive com o mesmo agente infectante gerando quadros diversos em pessoas diferentes.
Veja a seguir o nome de algumas das principais doenças causadas por bactérias:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Antraz.
Botulismo.
Clamídia.
Cólera.
Coqueluche.
Difteria.
Disenteria.
Febre maculosa.
Basicamente, a diferença entre doenças virais e bacterianas está no modo como elas se desenvolvem no hospedeiro. Uma vez que todos os tipos de vírus necessitam das células para se reproduzir, a progressão do problema se dá na proporção em que células são afetadas. As bactérias, por outro lado, não necessitam disso.
Infecção bacteriana são doenças causadas por bactérias patogênicas, organismos unicelulares procariontes complexos. Bactérias existem há mais de 3 bilhões de anos e menos de 1% delas causam doenças. Bactérias benéficas para a saúde humana são mais comuns que as prejudiciais.
26 curiosidades que você vai gostar
A propagação das bactérias ocorre de diferentes formas e pode dar-se através de água ou de alimentos contaminados, através de contacto sexual, através do ar quando se espirra ou tosse, através do contacto com animais, através do toque pessoas infectadas ou mesmo a partir de uma parte do corpo, onde as bactérias estão ...
Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.
Enquanto bactérias são organismos vivos, vírus não passam de partículas infecciosas. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período de tempo e podem causar doenças. Mas essas são as poucas características que bactérias e vírus têm em comum.
As principais doenças causadas por vírus são:
Gripe e resfriado comum. Embora causados por vírus diferentes, seus sintomas são semelhantes: ...
Sarampo, catapora, rubéola e caxumba. Estas doenças também são transmitidas por saliva (gotículas. ...
Poliomielite. ...
Febre Amarela. ...
Raiva ou hidrofilia. ...
Hepatite A Vírus. ...
Dengue. ...
AIDS.
A faringite viral pode ainda ter alguns sintomas peculiares, como tosse, coriza, conjuntivite e, eventualmente, febre. Já a faringite bacteriana difere da viral porque geralmente tem um início abrupto e sintomas mais agudos, como febre muito alta e presença de pus na garganta.
As doenças causadas por bactérias, também chamadas de doenças bacterianas ou bacterioses, possuem os mais variados sintomas e formas de transmissão.
Doenças causadas por bactérias apresentam diversas formas de contágio, sintomas, tratamentos e prevenção. São doenças causadas por bactérias: tétano, pneumonia, entre outras. As bactérias são organismos procariontes causadoras de diversas doenças, como leptospirose e coqueluche.
Doenças causadas por bactérias mais comuns
Tuberculose. A tuberculose é uma das doenças causadas por bactérias que mais caem em provas. ...
Hanseníase. ...
Coqueluche. ...
Tétano. ...
Meningite meningocócica. ...
Leptospirose. ...
Cólera. ...
Gonorreia.
Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos:
Aids.
Catapora.
Caxumba.
Chikungunya.
Condiloma acuminado.
Dengue.
Ebola.
Febre amarela.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
Febre, tosse, espirros, mal-estar, calafrios, congestão nasal, coriza, dor e infecção na garganta. Podem acontecer também dores musculares, dor de cabeça e falta de ar.
HIV. Mais de 30 anos se passaram desde que os cientistas conseguiram isolar o HIV, que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). ...
Gripe aviária. Desde o final dos anos 1990, foram detectadas duas cepas de gripe aviária que infectaram e mataram muitas pessoas. ...
SARS. ...
MERS.
Descrição: É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
as principais doenças crônicas
Câncer. O câncer é um grupo de mais de 100 doenças diferentes que surgem quando células anormais do corpo começam a se multiplicar e a crescer fora de controle. ...
Diabetes. ...
Doenças cardiovasculares. ...
Doenças respiratórias. ...
Fibrose cística. ...
Osteoporose. ...
Obesidade.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.
Uma vez dentro do nosso corpo, o vírus precisa entrar na célula para que ele possa se multiplicar e sobreviver. Pra isso, ele se encaixa na superfície de uma célula como uma chave se encaixa na fechadura, o que facilita sua entrada. Existem vários tipos de vírus, sendo que cada um deles têm um tipo preferido de célula.
Uma vez invadido o corpo, os micro-organismos têm de se multiplicar para causar uma infecção. Depois de se multiplicarem, verifica-se uma de três situações: Os micro-organismos continuam a multiplicar-se até ultrapassarem as defesas do corpo. Um estado de equilíbrio é atingido, dando origem a uma infecção crônica.
As doenças causadas por bactérias são tratadas principalmente com o uso de antibióticos, que devem ser usados conforme a orientação do médico para evitar o surgimento de bactérias multirresistentes, que são responsáveis por infecções mais graves e de tratamento mais complicado.
Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Além disso, a transmissão desses agentes infecciosos também pode acontecer através do beijo e do contato com objetos contaminados.
Como resolver sua conexão com este site não é segura?
Como saber as vias de uma válvula?
Como higienizar cachos de uva?
Como personalizar o seu perfil do Steam?
Tem como personalizar Teclado Samsung?
Como descobrir de qual apartamento vem o barulho?
Como identificar a falha dos freios?
Como o lúpus aparece no hemograma?
Que palavra tem 5 letras e 4 fonemas?
Como fazer higienização de frutas e verduras?
Como jogar o Microsoft Flight Simulator?
Pode lavar verduras com bicarbonato?
Quais tipos de câncer é possível identificar atualmente através do mapeamento genético?