Significado de Dissecção substantivo feminino Ato ou efeito de dissecar, de fazer a separação metódica e organizada de alguma coisa; dissecação. [Medicina] Separação de uma estrutura corporal em seções menores, em partes menores, com o objetivo de encontrar algo patológico: dissecção de um tumor.
Doença normalmente de caráter agudo, a dissecção de aorta surge quando há a delaminação das camadas da parede da aorta. Acontece, basicamente, porque o sangue perfura essa artéria, porém, não totalmente, e entra na parede da aorta, criando duas camadas, ou seja, dissecando-a.
Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partes de um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de um cadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia, de um tumor etc.)
A dissecção venosa, também chamada de flebotomia, consiste em uma pequena intervenção cirúrgica para proporcionar a visualização e acesso à uma veia. Esta técnica é utilizada quando uma veia periférica ou uma veia central não podem ser alcançadas através de uma venóclise.
Definição. A dissecção aguda de aorta é uma doença com alta mortalidade em que ocorrem lesão e separação das camadas média e íntima do vaso, acarretando em surgimento de um falso lúmen por onde o fluxo sanguíneo passa, propagando ainda mais a injúria.
43 curiosidades que você vai gostar
Diagnóstico. Deve-se considerar o diagnóstico de dissecção da aorta em qualquer paciente com dor torácica, dor na região dorsal, síncope, dor abdominal inexplicável, acidente vascular encefálico ou insuficiência cardíaca de início agudo, especialmente quando os pulsos ou pressão arterial nos membros forem desiguais.
Quais as causas? A dissecção da artéria vertebral pode ocorrer de forma espontânea, sem nenhuma causa aparente; pode também ter relação com alguma doença do colágeno previamente conhecida pelo paciente, como doenças reumatológicas diversas, lupus, fibrodisplasia, Síndrome de Marfan ou alguma vasculite.
A dissecação consiste, no estudo da anatomia, na abertura e/ou separação de organismos mortos, com o objetivo de estudar diferentes órgãos ou outras peças anatómicas. Em cirurgia, o termo também pode ser usado para o ato de dissecar uma artéria, uma veia ou um tumor, por exemplo.
A dessecação pré-plantio, ou dessecação antecipada, é uma prática utilizada para eliminar toda a vegetação existente em uma área antes da semeadura de uma determinada cultura. Isso inclui plantas daninhas e restos de culturas antecessoras.
Em cada perna existem duas safenas, uma que começa no tornozelo (parte interna do pé) e vai até a virilha (safena magna), e a outra que começa no tornozelo (parte externa do pé) e termina na dobra do joelho (safena parva).
A dissecção de aorta é uma emergência médica caracterizada por uma lesão na parede interna da artéria aorta, que se inicia no coração e termina na quarta vértebra lombar e é a maior e mais importante do sistema circulatório, de onde partem praticamente todas as artérias que irrigam nosso organismo.
Uma dissecção aórtica é um distúrbio frequentemente fatal em que a camada interna (revestimento) da parede aórtica se rompe e se separa da camada intermediária da parede aórtica. A maior parte das dissecções aórticas ocorrem porque a hipertensão arterial provoca a deterioração da parede da artéria.
Perturbação produzida no organismo vivo por descarga eléctrica ou raio. 5. [ Medicina ] Método terapêutico que emprega as faíscas eléctricas e os eflúvios de alta frequência para combater certas doenças, especialmente o cancro .
Na dissecção aguda de aorta a manifestação mais importante é a dor torácica forte, podendo ser lancinante e irradiando para dorso. Havendo também, em grande maioria, pulsos assimétricos, sinais neurológicos focais, perda da consciência por síncope cardíaca e dor abdominal.
Cirurgia da Aorta – Dissecção da Aorta
Consistem na retirada do segmento da aorta que deu início à dissecção e na sua substituição por uma prótese tubular. Com isso, o sangue não passa mais pelo falso trajeto dentro da parede da aorta.
Alguns médicos acreditam que o entupimento das artérias (processo também denominado endurecimento das artérias ou aterosclerose) pode ser a causa dessa inflamação, mas também pode ser o tabagismo, a obesidade, fatores hereditários, traumas ou outras doenças.
Dessecação é eliminação de plantas invasoras em uma plantação ou de culturas de cobertura ou de toda a vegetação existentes em um local, incluindo ervas daninhas. É uma ação muito comum no pré-plantio, com o objetivo de preparar o solo para receber as sementes.
Dentre os citados, o herbicida mais utilizado para o manejo de dessecação da soja para colheita é o Paraquat. Isso porque sua ação é rápida e não deixa resíduos no grão ou prejudica os atributos fisiológicos da semente (PLACIDO, 2019).
O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
Quanto mais fundo o cadáver for enterrado, mais lenta será a deterioração. Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!
Os tipos de modelados são separados de acordo com a gênese e/ou energia do relevo e definidos sob o título de Modelado de Dissecação (D), de Acumulação (A) e de Aplanamento (P) e de Degradação Ambiental (H).
Em biologia e ecologia, dessecação refere-se à secagem de um organismo vivo ou morto, mas ainda não em decomposição, tal como quando animais aquáticos são postos fora da água, ou quando plantas são expostas a luz solar ou ambiente seco. As mumificações, tanto naturais quanto artificiais, são processos de dessecação.
Entretanto, a causa mais comum de dissecção, seja da artéria carótida quanto da vertebral, é algum traumatismo local do pescoço, desde traumas mais sérios como acidentes automobilísticos, traumas diretos na região do pescoço, até pequenas pancadas, como pode ocorrer durante uma atividade física ou esportiva qualquer – ...
Uma lesão no pescoço é o principal fator que pode causar dissecção da carótida. A lesão pode ser causada por algum impacto, como um acidente de carro.
O tratamento é à base de medicamentos anticoagulantes e antiagregantes e visa dificultar a formação de coágulos no local da dissecção. Esse tratamento deve ser mantido por um período de três a seis meses, tempo necessário para que o próprio organismo cicatrize a lesão da artéria.
Como funciona a máquina de cartão do Monopoly?
Como usar massa de polir a base de água?
Como lavar as toalhas com bicarbonato?
Como alfabetizar através da música?
Como aplicar a máscara da beleza?
Como recuperar conta bloqueada do Tinder?
Quantos pontos precisa para passar no Enem 2021?
Quais os aplicativos que dá para conversar?
Como passar a conta do Spotify para outro celular?
Como sincronizar a Biblioteca do Spirit?
Como usar máquina de lavar Consul 10 kg?
Como fazer para recuperar emails do servidor?
Pode fazer umectação e hidratação no mesmo dia?
Como usar a loção Sanasar no cabelo?
Como recuperar conta de usuário do Windows 10?
Como a Internet pode ser usada na educação?