Para Piaget, (1977, p. 11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
2-3), independente da diversidade das correntes, o desenvolvimento moral se ocupa do “processo pelo qual o indivíduo, nascido com amplas possibilidades comportamentais, é orientado a desenvolver comportamentos delimitados pelo que é costumeiramente aceitável de acordo com os padrões do seu grupo”.
Para Piaget o desenvolvimento da moralidade se dá principalmente através da atividade de cooperação, do contato com iguais, da relação com companheiros e do desenvolvimento da inteligência. Para KOHLBERG existem seis estágios no desenvolvimento moral, dividido em três níveis.
Teoria do Desenvolvimento Moral. A teoria do desenvolvimento moral é a mais conhecida de Kohlberg. Sua teoria, assim como a de Piaget, é universalista. Não afirma a universalidade das normas, mas a das estruturas que permitem a aplicação das normas em contextos precisos e proporcionam critérios para o juízo moral.
28 curiosidades que você vai gostar
Kohlberg desdobra as três últimas fases em seis estágios de raciocínio moral, agrupando-os dois a dois em três níveis de moralidade: os estágios 1 (orientação da punição e obediência) e 2 (relativista instrumental) correspondem ao nível pré-convencional; os estágios 3 (concordância interpessoal) e 4 (manutenção social) ...
Segundo Kohlberg, o que ele e Piaget propõem é que afetividade e cognição possuem uma base estrutural comum e paralela, e que os julgamentos morais não são puramente cognitivos, mas possuem componentes afetivos e motivacionais.
O NÍVEL 1 é o “Pré-Convencional” (de 2 a 6 anos, aproximadamente) e o 1º estágio é “Obediência e Punição”. Aqui o comportamento é orientado para evitar a punição e são as consequências das ações que determinam o que é certo e errado.
Kohlberg (1992) afirma que a teoria dos estágios é um dos pontos centrais da postura cognitivo-evolutiva e, da mesma forma que o desenvolvimento cognitivo, o moral também ocorre por meio da evolução de estágios.
O desenvolvimento moral pró-social do indivíduo diz respeito ao processo de aquisição e mudança dos julgamentos e comportamentos de ajuda ou benefício dirigidos a outros indivíduos ou grupos. São ações e/ou julgamentos voluntários e definidos em termos de suas conseqüências positivas.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
A deliberação moral: dimensões intelectuais e afetivas. Resumo: Há uma “deliberação” moral, um pensar, um refletir que presidem um agir. Toda ação (e o próprio pensar é uma ação) depende, para ser realizada, da dimensão intelectual (a razão) e de uma motivação, ou seja, de uma energética.
Os estágios de raciocínio moral são compreendidos como sistemas organizados de pensamentos e à medida que o raciocínio moral se apresenta em um estágio mais elevado, mais sólido é o nível de julgamento moral do indivíduo.
Filosoficamente, Kohlberg recusou a influência da filosofia analítica, procurando um retorno à filosofia crítica de inspiração kantiana. Sociologicamente, reagiu à influência do relativismo moral, procurando justificações para a defesa de uma ética universal, independente dos condicionalismos sociais e culturais.
Em qual estágio, para Kohlberg, as pessoas agem de acordo com a satisfação dos seus prazeres, mantendo uma rígida igualdade nas trocas com os outros? a) Hedonista instrumental de trocas.
Estágio 6: Ética e princípios universais: a pessoa desenvolve um padrão moral baseado nos direitos humanos universais. Quando confrontado com um conflito entre a lei e a consciência, a pessoa seguirá a consciência, ainda que esta decisão envolva risco pessoal. E tem a capacidade de ver-se no lugar do outro.
O Desenvolvimento Moral segundo Piaget: Anomia, Heteronomia, e Autonomia. Para Piaget, o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heteronomia, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia.
Segundo este autor, o pensamento e os sentimentos desenvolvem-se de forma paralela, constituindo o desenvolvimento cognitivo como uma condicionante da forma de sentir e do juízo moral. Tal como o desenvolvimento da inteligência, o desenvolvimento do juízo moral processa-se da heteronomia para a autonomia.
A dimensão política relaciona-se à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres. E, a dimensão ética diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo (RIOS, 2010.
Nesse norte para Piaget, (1977) a evolução do desenvolvimento moral apresenta-se bem definida em três etapas, ou seja: anomia, heteronomia e autonomia.
A dimensão social pode ser entendida como o que está relacionado com a socialização de um indivíduo. Os seres humanos são seres sociais: satisfazem suas necessidades materiais e simbólicas em grupo.
Uma das contribuições promovidas pelo desenvolvimento social? - controlar emoções - aumentar disciplina. - manutençao da relacao - elevar passividade - Planejamento Estratégico.
Os modelos falham, porém, em compreender como o alinhamento é estabelecido e como a dimensão social – o conjunto formado pela estrutura organizacional e seus atores, os relacionamentos, as práticas e as práxis, a tecnologia e o contexto – está presente nesse processo.
Na dimensão social é preciso erradicar a pobreza, garantir o acesso universal aos serviços públicos e reduzir a desigualdade social, enfim, para que sejam asseguradas uma melhor qualidade de vida para todos.
É a etapa em que passamos da distinção à reunificação, momento em que incorporo outros “eus”, passando do “egocentrismo ao sociocentrismo” .
Quem pode fazer Brow lamination?
Como cancelar uma transferência no PagSeguro?
O que é infração penal é crime?
O que corta o efeito do albendazol?
Qual é o maior animal que já existiu na Terra?
Como isolar o calor de um container?
Qual a diferença entre teatro grego teatro Romano e teatro medieval?
Como é formada a calota craniana?
Qual símbolo do ar condicionado para gelar?
O que fazer para as veias saltarem?
Quando a comissão do corretor deve ser paga?
Como inserir uma célula no Excel?
O que é interação social para a psicologia?
Qual material é feito a viola?
Quantas contas tem o Instagram?
Como calcular perda de peso semanal?