A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros. Ds é a densidade do solo; M é a massa da amostra; V é o volume da amostra.
Reichert et al. (2003) propuseram densidade do solo crítica para algumas classes texturais: 1,30 a 1,40 Mg m-3 para solos argilosos, 1,40 a 1,50 Mg m-3 para os franco-argilosos e de 1,70 a 1,80 Mg m-3 para os franco-arenosos.
A densidade aparente do material é calculada usando a seguinte fórmula: D = M / V, em que: D: Densidade aparente (g/l) M: Peso do recipiente cheio (g) V: Volume do recipiente (l), por exemplo, um litro, como no caso descrito acima. O valor apresentado na escala está em g/l, para passar para kg/m3 multiplicar por 1,000.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.
20 curiosidades que você vai gostar
e um solo arenoso tem Ds = 1,70 g cm-3 e que ambos tem Dp = 2,65 g cm-3.
Assim, ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os solos arenosos são mais densos e, portanto, menos porosos que os solos argilosos.
O aumento na densidade do solo resulta na diminuição da porosidade total, do arejamento e da condutividade hidráulica. A porosidade é importante porque influi na dinâmica da água no solo representando o volume de espaços vazios entre as partículas mais finas até as mais grosseiras.
A densidade tende a aumentar com a profundidade, variando em função de diversos fatores, como teor reduzido de matéria orgânica, menor agregação, maior compactação, diminuição da porosidade do solo, dentre outros fatores. Autores como GUPTA & ALLMARAS (1987) e IMHOFF et al.
Isto se deve ao fato de que quanto mais fina for a partícula do solo, maior a superfície específica. 2.2. Densidade de Partícula ou Real É a relação entre a massa de sólidos e o volume de sólidos: sendo p.s.s. – peso do solo seco.
O solo contém macro e microporos, solos arenosos por possuírem partículas maiores, apresentam maior espaço poroso constituído por macroporos (poros maiores), já os solos de textura argilosa apresentam maior quantidade de microporos (poros menores).
Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. cm-3. Como valor médio, para efeito de cálculos pode-se considerar a densidade de partículas como sendo de 2,65 g. cm-3.
Os solos arenosos são constituídos quase que exclusivamente por grãos de areia, ou seja, quartzo, desta maneira são pobres em nutrientes. Grande parte desses solos está alocado na nas regiões do nordeste brasileiro onde temos os maiores problemas na agricultura. Os solos arenosos distribuem-se em extensas do país.
Solo Arenoso – Adubação verde
A adubação verde consiste no uso de plantas, podendo ser gramíneas ou leguminosas, visando a proteção superficial dos solos bem como a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo.
Arenoso é ideal para composição de cimento
Ao contrário do solo argiloso, o arenoso não possui quase nenhum poder de agregação, sendo ideal para produção de cimento ou até mesmo utilizadas aterros e terraplanagens.
Resumo: O método de determinação da densidade do solo visa medir a densidade média de um volume conhecido de solo, estando a densidade relacionada com a porosidade total e com a composição orgânica e mineralógica média do solo.
O espaço poroso do solo é um atributo indicador da sua qualidade física e pode ser dividido em estrutural e textural e, normalmente são avaliados pela curva de retenção de água no solo.
A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios existentes entre as partículas sólidas. Os poros , na verdade, nunca estão vazios, pois ou estão ocupados por água ou por ar. Segundo RANZANI (1969), o volume total dos poros do solo quase nunca é inferior à 30%, e raramente ultrapassam 60%. ...
Classificação dos poros.Macroporos- com diâmetro maior do que 100 µm.Mesoporos- com diâmetro entre 30 e 100 µm.Microporos- com diâmetro menor do que 30 µm.
As propriedades físicas do solo são alteradas principalmente pelas condições de manejo, sendo o revolvimento ou a compactação as principais formas de se alterar sua estrutura, refletindo-se em modificações na sua densidade (Silva et al., 2004).
A porosidade do solo interfere na aeração, condução e retenção de água, resistência à penetração e à ramificação das raízes no solo e, conseqüentemente, no aproveitamento de água e nutrientes disponíveis (TOGNON, 1991).
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Embora se considere que os solos de textura mais grosseiras apresentem alguma resistência à compactação, deve-se atentar para o fato de que eles são suscetíveis a três mecanismo que ocorrem, frequentemente, em condições de campo : a compactação superficial, a formação de "pans" (camadas horizontais endurecidas) devido ...
Qual o significado de matar uma coruja?
Quantas calorias tem 100 gramas de macarrão integral?
O que é um elo entre duas pessoas?
Pode dar banho no bebê a noite no frio?
Quantos dias a pessoa morre de fome?
Qual o ofício do profissional luthier?
Quem tem Windows 10 precisa de antivírus?
Qual o preço do kilo do robalo?
Qual a importância de um padre?
Porque os pais de Jonas deixam de levar o filho para o hospital?
São exemplos de sistema de gestão integrados?
Qual produto para lavar chassis?
O que os judeus não podem comer?
É possível o reconhecimento de uniões estáveis concomitantes?
Pode tomar o remédio da tireoide à noite?