A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL. Já para gases é mais comum a unidade g/L.
Densidade. ... A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Através de uma experiência interessante, os pequenos puderam observar quais objetos flutuam, quais afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como o sal.
A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.
Quais são os tipos de densidade? Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).
15 curiosidades que você vai gostar
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Através dessa relação, nós podemos determinar, por exemplo, qual objeto irá flutuar e qual irá afundar. As unidades podem ser diversas, porém as mais comuns são: Kg/m3, g/cm3 e g/mL. Você já se perguntou porque um navio superpesado consegue ficar sobre a água? Então, um dos motivos é a densidade.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
É uma grandeza física dada pela razão entre a massa da água e o volume que ocupa. A densidade é uma propriedade de cada material e a água apresenta tipos diferentes de densidade nos estado líquido, sólido e gasoso. Ao contrário das outras substâncias, a densidade da água é maior em estado líquido.
Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.
A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.
Para um estudo de populações, alguns conceitos são importantes, como o caso da densidade de populações, sendo definido como o número de indivíduos em uma determinada área, ou seja, é o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço.
Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.
Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade).
Questão 4m1 (massa do soluto NaOH) = ?m2 (massa do solvente ─ água) = ?v (volume da solução) = 620 mL.v2 (volume do solvente – água) = 600 mL.d (densidade da solução) = 1,19 g/mL.d2 (densidade da água) = 1,0 g/mL.
Assim, ao dividir a massa do corpo (em quilos) pelo volume da água deslocada, encontraria a densidade (massa volúmica) do corpo. A densidade relativa da água doce é 1, e da água do mar é 1,025.
Parte 2 de 3:
Para calcular a densidade populacional, você dividirá a população pelo tamanho da área. Portanto, densidade populacional = número de pessoas / área do local.
Densidade absoluta de um corpo é a razão entre a massa e o volume do corpo. A unidade de densidade, no sistema internacional de unidades, é kg/m$$$^3^3$$$. De um modo geral, o conceito de densidade absoluta é empregado quando temos corpos heterogêneos.
Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência. Dessa forma, a densidade relativa é um número puro (grandeza adimensional).
A densidade relativa é uma propriedade física intensiva. É característica de cada substância. A sua determinação contribui para a identificação de substâncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmente com os valores existentes em tabelas.
A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em 25 ºC, pois em temperaturas mais baixas a densidade da água diminui. Outros fatores que interferem na densidade da água são: temperatura, pressão e salinidade.
Quais são os detergente neutro?
Pode diluir maquiagem com soro fisiológico?
Quais os 3 tipos de medidores de energia?
Quais são as principais formas de poluição no Brasil?
Como aliviar dor na costela direita?
Quais as principais características do contrato de mútuo?
Quantos quilos posso perder com L-carnitina?
Qual o casal mais forte de Naruto?
O que significa Biscoitar no Instagram?
Quanto tempo um documento deve ser arquivado?
É normal o manitol cristalizar?
Qual é o sinônimo de inacreditável?
Qual era a crença dos egípcios?
O que significa o nome hebreu?