A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL. Já para gases é mais comum a unidade g/L.
Densidade. ... A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Através de uma experiência interessante, os pequenos puderam observar quais objetos flutuam, quais afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como o sal.
A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.
Quais são os tipos de densidade? Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).
15 curiosidades que você vai gostar
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Através dessa relação, nós podemos determinar, por exemplo, qual objeto irá flutuar e qual irá afundar. As unidades podem ser diversas, porém as mais comuns são: Kg/m3, g/cm3 e g/mL. Você já se perguntou porque um navio superpesado consegue ficar sobre a água? Então, um dos motivos é a densidade.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
É uma grandeza física dada pela razão entre a massa da água e o volume que ocupa. A densidade é uma propriedade de cada material e a água apresenta tipos diferentes de densidade nos estado líquido, sólido e gasoso. Ao contrário das outras substâncias, a densidade da água é maior em estado líquido.
Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.
A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.
Para um estudo de populações, alguns conceitos são importantes, como o caso da densidade de populações, sendo definido como o número de indivíduos em uma determinada área, ou seja, é o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço.
Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.
Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade).
Questão 4m1 (massa do soluto NaOH) = ?m2 (massa do solvente ─ água) = ?v (volume da solução) = 620 mL.v2 (volume do solvente – água) = 600 mL.d (densidade da solução) = 1,19 g/mL.d2 (densidade da água) = 1,0 g/mL.
Assim, ao dividir a massa do corpo (em quilos) pelo volume da água deslocada, encontraria a densidade (massa volúmica) do corpo. A densidade relativa da água doce é 1, e da água do mar é 1,025.
Parte 2 de 3:
Para calcular a densidade populacional, você dividirá a população pelo tamanho da área. Portanto, densidade populacional = número de pessoas / área do local.
Densidade absoluta de um corpo é a razão entre a massa e o volume do corpo. A unidade de densidade, no sistema internacional de unidades, é kg/m$$$^3^3$$$. De um modo geral, o conceito de densidade absoluta é empregado quando temos corpos heterogêneos.
Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência. Dessa forma, a densidade relativa é um número puro (grandeza adimensional).
A densidade relativa é uma propriedade física intensiva. É característica de cada substância. A sua determinação contribui para a identificação de substâncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmente com os valores existentes em tabelas.
A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em 25 ºC, pois em temperaturas mais baixas a densidade da água diminui. Outros fatores que interferem na densidade da água são: temperatura, pressão e salinidade.
Como os jogos esportivos são conhecidos?
Como interpretar teste genético de intolerância à lactose?
Qual é a cor da tinta que o polvo solta?
Como fazer uma pessoa perder a guarda do filho?
O que significa FTA-ABS reagente?
Quanto ganha youtuber com 100 mil inscritos?
Quanto é o salário do funcionário público?
Como saber quando fecha a minha fatura?
Como saber a porcentagem que consegui o FIES?
Como saber quantos diamantes já gastei no Free Fire?
Como saber quantas páginas foram impressas na Epson?
Como ver as milhas do cartão Itaú?
Como calcular o rendimento total de uma receita?
Quantos gramas o bebê ganha por dia?