Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações. Exemplos: A frieza do olhar não se esconde.
Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente.
A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).
Na primeira frase, o termo “bola” está empregado em sentido denotativo, que se refere ao objeto esférico utilizado para jogar futebol, basquete e vôlei. Já na segunda frase, a expressão “comer bola” está em sentido figurado ou conotativo, que significa: cometer um erro.
Exemplos com sentido denotativo O elefante é um mamífero. Já li esta página do livro. A empregada limpou a casa.
Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece....Exemplos com sentido conotativo
Exemplo de denotação e conotação: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (denotação) Ele comeu bola na prova de matemática. (conotação)
CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.
Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico. Denotação: Significado de uma palavra ou expressão mais próximo do seu sentido literal. Sentido real, denotativo.
A denotação significa o emprego de palavras no seu sentido literal, próprio ou preciso. A linguagem denotativa tem a função de informar, já que não traz ...
Denotação e conotação são, na maior parte das situações comuns de comunicação verbal, simultâneas e dialogantes. Posto num discurso autêntico (excluindo, portanto, a retenção num dicionário), um sentido denotativo dificilmente se impõe por si próprio.
A conotação é bastante utilizada em gêneros literários e publicitários, onde as palavras, enunciados e expressões ganham mais expressividade e originando diversos efeitos de sentido nos leitores e ouvintes. A denotação, ou sentido denotativo, é a linguagem que está sendo utilizada em seu sentido próprio, literal, original e objetivo.
Ao invés de usarmos o seu sentido real e literal, optamos por um sentido figurado. A conotação vai então ressignificar o sentido real das palavras. É comum encontrarmos o sentido conotativo em conversas informais e mais comum ainda em gênero literários, como narrativas e, sobretudo, poesias. É dor que desatina sem doer.
Como tirar o líquido do ouvido?
Como pedir restituição de ICMS MG?
Como sair do vermelho para o castanho?
Como tirar uma pessoa do spam no Facebook?
O que fazer para tirar namorada do tédio?
Tem como compensar GPS paga em duplicidade?
Como saber se o tomate tem veneno?
Como funciona a respiração do feto?
Como fazer a tinta vermelha sair mais rápido do cabelo?
Como usar o reembolso no EBANX?
Quando fazer limpeza de tártaro no cachorro?
Como regularizar o CPF por E-mail?
Como conseguir visto para morar na Colômbia?
Como conseguir um emprego em restaurante?
Como recuperar o verniz do tanque da moto?
Quando posso entrar com revisão de guarda?
Como tirar o vermelho do cabelo com receita caseira?