A denegação é um mecanismo de defesa em que o sujeito se recusa a reconhecer como seu um pensamento ou um desejo que foi anteriormente expresso conscientemente. Negar a realidade é uma forma de proteção contra algo que pode gerar dor ou sofrimento.
No juízo de atribuição vemos que o eu-prazer originário, deseja introjetar para dentro de si o que é bom ou prazeroso e colocar para fora tudo o que é mal. Freud afirma que inicialmente não há diferença entre o que é mal e o que se situa fora do eu. O bom é o que está dentro e o mal é o que se situa fora.
Freud num sentido específico: modo de defesa que consiste numa recusa por parte do sujeito em reconhecer a realidade de uma percepção traumatizante. Este mecanismo é evocado por Freud em particular para explicar o fetichismo (recusa em perceber a ausência de pênis na mulher) e nas psicoses.
O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.
De acordo com Freud, o recalque é um dos conceitos fulcrais da psicanálise. Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo.
24 curiosidades que você vai gostar
Juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentais, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais.
Juízo de fato ou juízo de realidade é a avaliação feita a partir das ideias criadas de experiências vividas, referente às coisas como elas são de modo objetivo.
Juízo de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e porque são. ... Trasladando do plano filosófico para o ético, temos os juízos éticos de valor, que são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
Juízos de fato são também chamado de juízos descritivos, na medida em que se limitam a fornecer informações sobre a realidade. Eles descrevem a realidade para que possamos conhece-la. Juízos de valor, ao contrário, são normativos ou prescritivos.
Como anda a educação pública no Brasil?
Quando cabe a tutela de evidência?
É possível ter dumping sem ter feito bariátrica?
Qual o pH ideal para o shampoo?
Como evitar corrosão em estruturas metálicas?
Qual o tempo máximo que o bebê pode ficar na barriga?
Quanto custa cirurgia frenuloplastia?
Qual a princesa favorita das crianças?
Quais são os critérios utilizados para análise do currículo?
Quais são as principais enzimas utilizadas na avaliação da função renal?
A partir de quanto é febre bebe?
Quais são os principais componentes de um plano?
Qual cor de lâmpada usar na área externa?