Decadentismo é uma corrente artística, filosófica e, principalmente, literária que teve sua origem na França nas duas últimas décadas do século XIX e se desenvolveu por quase toda Europa e alguns países da América.
Os decadentistas eram aqueles que, segundo a crítica, expressavam a perda da consciência e a crise de valores daquele tempo. ... Os principais expoentes do decadentismo foram os poetas e escritores do Simbolismo, como os franceses Mallarmé, Verlaine, Laforgue e Corbière.
Nas artes visuais especificamente, a pintura simbolista marca a origem do chamado decadentismo. Tendo surgido paralelamente ao neo-impressionismo de Georges Seurat e de Paul Signac, o simbolismo se apresenta como mais uma tentativa de superação da pura visualidade defendida pelo impressionismo.
Óleo sobre tela, c.i.d. O termo decadentismo descreve uma sensibilidade estética que ocorre no fim do século XIX e se contrapõe ao realismo e ao naturalismo.
Foi em 1886 que o Simbolismo recebeu esse nome, ficando conhecido anteriormente como "Decadentismo", em referência à inferioridade da estética simbolista em comparação aos valores estéticos de movimentos anteriores como o Parnasianismo.
40 curiosidades que você vai gostar
A arte visa a retomar a paixão, o sonho, a fantasia e o mistério, explorando um universo situado além das aparências sensíveis. O simbolismo, ao contrário, mobiliza um imaginário povoado de símbolos religiosos, de imagens tiradas da natureza, de fantasias oníricas, de figuras femininas, dos temas da doença e da morte.
O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX, marcado pelo pessimismo e pela visão subjetiva da realidade. ... A leitura de poemas e prosas simbolistas permite-nos conhecer quais eram os sentimentos e perspectivas de mundo de algumas sociedades alguns anos antes da Primeira Guerra Mundial.
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
Esse “Novo-Simbolismo”, de muitas maneiras, é um retorno a várias temáticas do Decadentismo, entre as quais o Esoterismo, Satanismo, não raramente um Egotismo, e ao conflito entre o ser, natureza e o crescente, impessoal meio urbano.
Quanto ganha quem faz mestrado?
O que a má qualidade do ar também afeta?
Que massa usar para assentar azulejo?
São características dos títulos de crédito à literalidade e cartularidade e a autonomia?
Serão sorteados 7 jurados para compor o conselho de sentença?
Quantas sessões de Ultraformer para papada?
Quais são os três tipos de memória?
Qual a porcentagem de hipotireoidismo?
O que é mais denso é menos denso?
O que é coisa móvel infungível?