O DARF é um documento da Receita Federal que realiza o recolhimento dos impostos, taxas e contribuições embutidas em operações comerciais. É válido ressaltar que cada guia do DARF é voltada para o pagamento de um determinado tributo.
COFINS é um imposto federal cobrado com base na receita bruta das empresas. A sigla significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Assim, a COFINS é usada para financiar a seguridade social, isto é: a previdência, a saúde e assistência social dos trabalhadores.
São contribuintes da COFINS as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).
Enquanto o PIS é destinado a promover a integração social do empregado, o COFINS é uma contribuição para o financiamento da Seguridade Social – incluindo a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública.
Regime Especial de Tributação – Patrimônio de Afetação – Lançamento de Ofício; 0855 . 1840. 2172 .
22 curiosidades que você vai gostar
Para recolhimento das contribuições, devem ser utilizados os códigos da não cumulatividade (6912 para PIS/Pasep e 5856 para Cofins) tendo em vista que não há código de DARF específico.
O DARF é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de pessoas físicas e empresas.
A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do Pis, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: Pis ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
3º Passo: Gerar as guiasAcesse a aba Federal > DARF > DARF.Informe a empresa, referência e data de vencimento.Selecione os tributos "PIS" e "COFINS".Em "Configurações" marque a opção desejada. Totalizada. Marcando esta opção o sistema emitirá o valor da guia no campo valor total. ... Clique em "Gerar".
A cobrança de PIS e COFINS constitui uma cobrança ilegal e abusiva por parte das concessionárias de energia elétrica, vez que os consumidores não são e não podem ser considerados sujeitos passivos destes dois tributos.
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal brasileira, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social, a qual abrange a previdência social, a saúde e a assistência social.
O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 7.212/2010 (RIPI/2010).
Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. IRPJ – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
TABELA PRÁTICA PIS E COFINS. Queijos tipo mozarela, minas, prato, queijo de coalho, ricota, requeijão, queijo provolone, queijo parmesão e queijo fresco não maturado. Lei nº 10.925/2004, art. 1º, XIII e § 1º.
1 - Acesse o ícone Tributação PIS e COFINS por NCM ; 1.1 - No quadro FILTRO, no campo NCM, clique no botão F2 para que o sistema entre em modo consulta , e selecione o NCM desejado; OBS: O sistema irá listar todos os NCM s do módulo Escrita Fiscal.
Esse é o valor do imposto cobrado pela união e pago pelo empresário. Ainda, o PIS/COFINS tem a mesma base de cálculos do que o ICMS. Este equivale a R$13.744,50 que multiplicado pelo percentual de 7,60% e 1,65%, equivale a R$1.271,48.
A cobrança do PIS/PASEP sobre a folha de pagamentos não é obrigatória a todas as empresas. Apenas os contribuintes que empregam funcionários e estão classificados como entidades sem fins lucrativos, imunes ou dispensadas é que devem recolher essas contribuições sobre a folha de salários.
A alíquota para o cálculo do PIS na modalidade Folha de Salários é de 1% sobre a base de cálculo e deverá ser recolhido em DARF sob o código de receita 8301, até o último dia útil do segundo decêndio do mês seguinte ao da competência.
Com a criação do Simples Nacional em 2011, o DARF foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), sendo que empresas enquadradas neste modelo não emitem DARF.
-Código 6012 – PJ Lucro Real.
Conteúdo: Dispõe retenção de imposto de renda na fonte, sobre multa ou qualquer outra vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica, ainda que a título de indenização, a beneficiária pessoa física.
Se está se referindo ao IMPOSTO DE RENDA sobre o 13º Salario o código e o 0561. Esse código 8301 ele se aplica ao PIS referente a folha de pagto.
Para o recolhimento das contribuições do Pis Cofins e CSLL o DARF deve ser preenchido com o código de arrecadação 5952.
...
VENCIMENTOS E CÓDIGOS DARF5987 CSLL.5960 COFINS.5979 PIS.
Como é secretado o leite materno?
Como se pronuncia a palavra pudico?
Como acontece o processo de metamorfismo das rochas?
Como é que se fala oi em italiano?
Como funciona a terceirização de uma empresa?
Como funciona o processo de feedback?
Como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia?
Por que perguntar tudo bem e tudo bom?
Qual a língua falada em Naruto?
Como ocorrem as brisas marítimas e brisas terrestres?
Como Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se conheceram?
Como jogar jogo da memória online?
Como é que se escreve 70 em inglês?