O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender.
Qual o objetivo do currículo escolar? O currículo escolar objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência do discente em parâmetro com a realidade regional. O currículo está sempre em construção adaptando-se as mudanças da humanidade.
O Currículo Educacional é a soma dos assuntos que nos remetem ao processo de ensino aprendizagem escolar que orientam as atividades, o exercício e as finalidades educativas, manifestando as ideias dos sistemas educacionais e seu projeto cultural, o qual terá como modelo a escola que é defendida pela sociedade.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
Formado por membros titulares do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Comitê deverá coordenar os processos e as equipes técnicas por etapas e disciplinas. Veja tudo o que muda no seu dia a dia com a BNCC lendo o Guia da Base.
18 curiosidades que você vai gostar
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
5 aspectos para se considerar na montagem de um currículo escolar | Escola da Inteligência
Analise as novas práticas escolares. ...
Leve em conta as necessidades dos alunos. ...
Introduza a tecnologia no ensino. ...
Defina padrões. ...
Avalie o desempenho atual e estabeleça metas.
Nessa perspectiva, o currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender ...
No âmbito escolar, o currículo é um meio de referência para se analisar o que escola faz em relação ao seu projeto político pedagógico, sendo que o aprendizado do aluno é construído a partir das propostas da instituição educacional (SACRISTÁN, 2000).
O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições.
É um documento para todas as escolas, sem exceção. Já o currículo é definido por cada instituição de ensino e, além dos elementos da Base, devem conter metodologias e abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Também devem estar presentes nos currículos todas as especificidades locais e diferenciais das instituições.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar.
O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.
Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.
O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. ... A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.
Dicas de como montar um currículo
Vá direito ao ponto. Essa é uma dica básica, mas muito negligenciada pelos candidatos. ...
Divida o conteúdo por tópicos. ...
Evite formatações que fujam à regra. ...
Utilize uma linguagem adequada. ...
Evite incluir fotos e pretensão salarial. ...
Faça uma revisão minuciosa. ...
Não minta.
Conjunto de orientações, estratégias e metodologias para estimular a gestão democrática na escola. Metodologia de apoio ao planejamento curricular em escolas, organizações sociais e secretaria.
Currículo No Brasil: 1920-1930
Os anos de 1920 a 1930 foram marcados pelo impacto das transformações econômicas, políticas e sociais provocadas por uma crescente e acelerada industrialização e urbanização, acompanhadas também, pelo agravamento das desigualdades sociais que culminaram em uma Revolução na década de 1930.
Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.
Seu objetivo é acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento do aluno, ao mesmo tempo em que fornece subsídios para o professor compreender o quão eficiente está sendo seu processo de ensino. Não há atribuição de nota.
Currículo Real – é o currículo que de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
Enquanto na Educação Infantil a BNCC apresenta os direitos de aprendizagem, campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, no Ensino Fundamental a estrutura se dá pelas áreas do conhecimento, objetivos específicos de cada componente curricular e as habilidades que o aluno deve desenvolver ao longo ...
A BNCC configura-se como proposta curricular que direciona os estados e municípios para a reformulação e ressignificação dos currículos. Nisso está incluído a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, uma vez que a LDB (9.394/96) apresenta como categoria de adequação curricular à BNCC.
Se estabelece mediações entre as diversas definições que assume o Currículo na Sociedade e na escola, propondo resgatar o papel social do professor, alunos e técnicos. Se concebe o Currículo como um conjunto de conhecimentos científicos e culturais, que deve ser situado em seu tempo histórico.
O currículo está vinculado à cultura, que é um conjunto de valores materiais e espirituais criados e que se criam pela humanida- de no processo da prática socio-histórica e se caracterizam pela etapa historicamente alcançada no desenvolvimento da sociedade.
Como controlar a qualidade da obra?
O que causa restrição de crescimento fetal?
Como tirar manchas de gesso da roupa?
O que são e quais os principais efeitos de LH e do FSH na gônada feminina?
Quais são as adaptações da raiz?
Como acontece o aquecimento do ar e da temperatura da Terra?
O que é essencial para o crescimento de um vírus?
Como é realizado o controle fisiológico da pressão arterial a curto e longo prazo?
Como a imunidade inata reconhecem os antígenos?
Como estimular o crescimento da mandíbula?
Onde ocorre a resposta imune adquirida do tipo celular?
Como ocorre o crescimento da parede celular descreva o processo?
O que é e como se desenvolve o fenômeno de resistência à insulina?
Como organizar a minha vida espiritual?
Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado?
Como deve ser a organização do material no ambiente hospitalar?