A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada em inglês pop culture data da década de 1900.
A Cultura de Massa é produzida pela Indústria Cultural, ou seja, um conjunto de grandes empresas que pertencem à classe dominante que tem por objetivo produzir cultura.
Produtos de consumo de massa são definidos como produtos de alta demanda. São os produtos exigidos por todos os estratos da sociedade, o que motiva a competição entre as empresas desse setor, atraindo clientes, tentando se diferenciar oferecendo alternativas, preços ou agregados.
Mass media ou meios de comunicação de massa são os canais usados para distribuir informações a um grande número de pessoas, sem qualquer tentativa de personalização.
O termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Esse processo se dá a partir da inserção de produtos/ideias/conceitos industriais no âmbito da cultura e os esforços para que estes atinjam “em massa” a população com o único objetivo de gerar relações comerciais. A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Esse termo faz referência aos grandes conglomerados midiáticos globais detentores dos meios de comunicação de massa. Eles são utilizados na padronização de produtos, notícias, serviços, etc. Em suma, a cultura de massas é um produto padronizado e pré-definido para o consumo imediato.
Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “ cultura erudita ” e da “ cultura popular ”. Entretanto, ela incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original. Isso porque ela valoriza somente os aspectos que caem no gosto da massa e possuem potencial para lucro. Assim, ela oprime outras manifestações ...
Assume-se que a cultura de massas agrada uma grande maioria anônima e amorfa de consumidores. Porém, na verdade, ela mascara os interesses de lucro fácil e garantido para os referidos conglomerados midiáticos mundiais. Portanto, isso explica o caráter mercantil, alienante e manipulador da Indústria Cultural.
Cultura de massa e consumo. A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo. As propagandas que são veiculadas na televisão e na internet têm o propósito de levar o espectador a consumir os produtos propagados. Não obstante, às propagandas também são veiculados ideais de vida.
Qual o melhor horário para colocar a meia de compressão?
Qual o valor das pequenas causas?
Quem é o mais forte dos Jovens titãs?
O que dá de lembrancinhas em aniversário infantil?
Como foi o julgamento de Joana?
Quanto custa o veneno da cobra-coral?
Como fazer um capricorniano se apaixonar perdidamente?
Qual a melhor marca de selagem orgânica?
Como prevenir isquemia cardíaca?
Qual a história por trás de All Too Well?
Como se escreve a palavra por cento?
Qual é o plural de azul marinho?
O que acontece se eu não pagar o ITR?
O que é QUALIS é fator de impacto?