Para alguns autores, entre eles o novo dicionário Aurélio, o correto é “má-formação”. Seria o mesmo caso de má-vontade e má-fé (adjetivo MÁ + substantivo FORMAÇÃO). A verdade, porém, é que MALFORMAÇÃO é o substantivo derivado do adjetivo MALFORMADO, graças ao acréscimo do sufixo “-ção”.
Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
Malformação artério-venosa é um enovelado de vasos calibrosos malformados, comunicando artérias e veias que podem acometer qualquer território vascular. São lesões benignas de origem congênita que podem comprometer a circulação intracraniana, cabeça, pescoço e a medula espinal.
Em resumo, as malformações podem ser devidas a fatores genéticos, herdados ou não, fatores extrínsecos, drogas e outras substâncias químicas, infecções viróticas ou outros defeitos congênitos .
O trauma vascular caracteriza-se pela lesão parcial ou total do vaso. Pode determinar: hemorragia, isquemia (falta de sangue para os tecidos irrigados), ou formar um hematoma. O risco maior de vida se dá na síndrome hemorrágica e, ao contrário, da perda do membro no caso da isquemia.
Como o termo vernáculo é “má-formação”, entende-se que o adjetivo “má” (que é o feminino de “mau”) acaba por modificar o substantivo “formação”, por isso se faz uso do hífen: para explicar o sentido da expressão. Malformação seria uma forma “aportuguesada” do Francês malformation.
"Má-formação" ou "malformação"? O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registra as duas formas como corretas: má-formação e malformação. Portanto, ambas existem e são sinônimas. Exemplos:
Formação acadêmica: onde informa-se a escolaridade e as suas especificações. Inclui-se, neste campo, todo tipo de formação importante para a vaga que se está candidatando. Formação complementar: onde informa-se cursos de curta ou média duração, mas que não tenham titulação atribuída a ele.
Para começar a estruturar o campo de formação acadêmica, lista-se os graus de educação, do mais alto ao mais baixo. Por exemplo, um candidato que possui título de doutor, deve listar primeiro o doutorado, em seguida o mestrado e a graduação.
O que é segurança do trabalho em altura?
Quais os tipos de setores industriais do Brasil?
Porque cirrose da água na barriga?
Como fazer borrifador de alecrim?
Como usar GPU para renderizar premiere?
Como identificar um nódulo na mama?
O que passar em assadura na virilha caseiro?
Estou grávida de 6 semanas quando engravidei?
Qual o cabelo mais raro do mundo?
Como fazer citação longa ABNT exemplo?
Qual celebridade tem a menor estatura?
Como é cobrado o tiro de 7 metros?
Como foi que surgiu o Evangelho?