O controle social acontece a partir do momento em que os cidadãos interagem com o Estado na definição das prioridades do que vai ser feito com o orçamento disponível para aquele ano ou por um determinado período de tempo.
O controle social é, portanto, um conjunto entre formas externas de intervenção no comportamento do sujeito desviante (como o criminoso que é detido pela polícia) e um processo de construção de uma consciência guiada pelas regras e normas de uma sociedade.
O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. ... Além disso, o controle social representa uma ferramenta indispensável quanto a prevenção da corrupção e mau uso do dinheiro público.
O controle social pode ser exercido pelos conselhos de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada. ... A função fiscalizadora dos conselhos pressupõe o acompanhamento e o controle dos atos praticados pelos governantes.
O controle social é, portanto, um conjunto de formas externas de intervenção no comportamento do sujeito desviante, como no caso de um criminoso que é detido pela polícia; e um conjunto de sequências de construção de uma consciência guiada pelas regras e normas de uma sociedade.
a) Controle social informal ou difuso: esse tipo de controle está diretamente relacionado à vida social privada do sujeito, ocorre por meios difusos como a escola, a família, a igreja, o mercado de trabalho, etc.
Nas sociedades contemporâneas o controle social pode ser abordado sob duas perspectivas: uma relacionada ao controle que o Estado exerce sobre os cidadãos e a outra relacionada ao controle que os cidadãos exercem sobre o Estado.
Aqui a família, a escola e a igreja ocupam os principais lugares de produção e difusão dos valores sociais a serem seguidos e do controle estreito dos comportamentos e atitudes. O filósofo político Norberto Bobbio define e divide o controle social em duas diferentes esferas: as formas externas e as formas internas de controle.
Quando desvios são constatados, o controle social é acionado para exercer sua segunda função, que se refere à punição por meio do emprego de variadas formas de interdição (o caso extremo é a detenção ou, em algumas sociedades, até mesmo a pena de morte ).
1 – UEM – Toda sociedade desenvolve mecanismos de controle social com o objetivo de fazer com que cada indivíduo adote comportamentos esperados. Sobre esse assunto, assinale a (s) alternativa (s) correta (s). 01) A família, como esfera privada da vida regida por sentimentos e laços de sangue, não participa dos processos de controle social.
Fonte: www.pragmatismopolitico.com.br O pensador francês Michael Foucault estudou as formas de controle social e segundo sua teoria a construção de um indivíduo dócil, útil e submisso se dá por meio de processos e instituições disciplinadoras, como a escola e o quartel.
Que dificuldades pode ter o a pedagogo a que atua em ambiente não escolar?
Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp Android?
Como saber se o bebê está com febre?
O que é um efeito farmacológico?
Qual a potência de uma tomada TUE?
O que são combustíveis fósseis de um exemplo?
Pode cortar energia de baixa renda 2021?
Como habilitar o cartão Santander?
Como acabar com a gordura da barriga em uma semana?
Qual grau de óculos é considerado alto?
O que causa a dermatite alérgica?
Para que serve 3 câmeras no celular?
Qual camada da Terra mais quente Justifique sua resposta?
O que é limpeza de memória uterina?
Quais são os três principais elementos atmosféricos?
Como colocar sal na carne do churrasco?