A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.
Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.
As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
CONTABILIZAÇÃO DE LUCRO
No encerramento do exercício social, o resultado líquido final apurado pela pessoa jurídica, sendo positivo (lucro) é classificado no Patrimônio Líquido, em Lucros do Exercício. A partir desta conta haverá a destinação.
Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelas contas correntes.
29 curiosidades que você vai gostar
Pré-requisitos para realizar a AREConferir os saldos dos bancos financeiros para que sejam idênticos aos saldos contábeis;Conferir os saldos das contas contábeis;Fazer lançamentos manuais, caso necessário;Garantir os lançamentos de Folha e Apuração de Impostos Fiscais como DAS.
Estes três itens são os que constam nas principais contas de resultado. As receitas são, via de regra, o dinheiro oriundo da venda dos serviços ou produtos ofertados pela empresa.
...
O que são contas de resultado?Receitas;Custos;Despesas.
As Contas de Resultados, dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. Aparecem durante o exercício social encerrando-se no final do mesmo. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem apurar o resultado do exercício. As contas de resultados são aquelas que representam as despesas e as receitas.
As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.
A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais. ... São as receitas as responsáveis por aumentar os ativos ou minimizar os passivos de uma companhia.
Conta é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações ou Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas). A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa.
Contas de Resultado
São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.
O que são contas patrimoniais? As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.
Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.
Elementos de Resultado São os elementos representados pelas receitas e despesas que no final do exercício apontarão o resultado, podendo ser positivo, lucro (chamado de superávit na contabilidade pública) ou prejuízo (chamado déficit na contabilidade pública).
Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas. Aparecem durante o exercício contábil, encerrando-se no final do mesmo. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem apurar o resultado do exercício.
Estrutura da DREReceita Bruta.(-) Deduções e abatimentos.(=) Receita Líquida.(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)(=) Lucro Bruto.(-) Despesas com Vendas.(-) Despesas Administrativas.(-) Despesas Financeiras.
O resultado será o Lucro Bruto; Do Lucro Bruto, deduzem-se todas as despesas da operação (financeiras, operacionais, administrativas, etc). Inversamente, acrescentam-se as receitas operacionais e o resultado será o Lucro (ou prejuízo) operacional líquido.
As contas de Receitas, Despesas e Custos são contas transitórias ou temporárias, ou seja, elas não aparecerão no balanço. Essas contas só possuem saldo enquanto queremos apurar o resultado, porém quando fazemos a apuração o saldo são transferidos para outra conta, zerando as Receitas, Despesas e Custos.
Sendo assim, o cálculo do resultado financeiro se dá mediante a subtração das receitas financeiras pelas despesas financeiras. Através da seguinte equação: Resultado Financeiro = Receitas financeiras – Despesas financeiras.
De maneira simples, o lucro se calcula subtraindo as receitas dos custos, também conhecido por "resultado do período": Lucro de um negócio = Receitas - Custos e Despesas.
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:os ativos;os passivos;o patrimônio líquido.
Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio. Sem esse método, fazer a análise fica muito mais difícil.
Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.
O que é um multiplexador é demultiplexador?
O que é bom para garganta arranhada?
Qual Estado tem o melhor açaí do Brasil?
Quantas calorias tem 150 ml de vinho tinto seco?
Quando o se é uma conjunção integrante?
Qual a melhor marca de cerveja do Brasil?
Qual o unico numero par que é primo?
Como ativar o bluetooth no celular?
O que foi o período neolítico?
Qual o normal dos batimentos cardíacos por minuto?
Qual a conjugação do verbo por?