O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).
Consciência moral É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.
Segundo ele, a formação da consciência moral na pessoa segue, basicamente, quatro etapas: 1ª ETAPA - ANOMIA (do grego a, "negação, ausência", + nomos, "lei" = sem lei) É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta apenas pelo prazer e pela dor.
O processo de formação da consciência, por meio da internalização, constitui a subjetividade através das situações de intersubjetividade, possibilitadas pela mediação simbólica, em que a linguagem assume papel principal na formação do sujeito.
Exemplos de situações que exprimem o senso moral de uma pessoa são quando há uma atitude impensada ou por impulso, aquela tomada por uma forte emoção, mas que depois causa arrependimento, culpa ou remorso, bem como o sentimento de horror por conta da violência em determinadas situações, como assassinatos, estupros etc.
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).
produtividade, aumento das necessidades e crescimento populacional, modifica-se essa consciência. Outro processo que vai influenciar no desenvolvimento da história humana, e nas diferentes formas de consciências possíveis, é a divisão do trabalho.
Paralelamente, Lawrence Kohlberg considera que a consciência moral se forma num pro-cesso de conhecimento que decorre de fases de aprendizagem social. Na sua opinião, há três etapas de desenvolvimento moral, todas elas baseadas na noção que cada um tem de justiça.
Para os cristãos católicos, a Igreja indica caminhos para uma boa formação da consciência moral. Assim encontramos na Constituição Pastoral Gaudim Et Spes: “Pela fidelidade à voz da consciência, os cristãos estão unidos aos demais homens, no dever de buscar a verdade e de nela resolver tantos problemas morais que surgem na vida individual e social.
Como se forma a consciência? A consciência é formada com o conhecimento da lei de Deus tal como a ensina o Magistério da Igreja, com a prática das virtudes, a oração, a petição de conselho especialmente no direcionamento espiritual e na recepção freqüente do sacramento da Penitência.
A consciência, presente no íntimo de qualquer pessoa e indissociável à dignidade humana, permite a qualquer pessoa avaliar a qualidade moral dos actos realizados ou ainda por realizar, permitindo-lhes assim assumir a responsabilidade porque possuem liberdade para escolher entre o bem e o mal.
Quanto tempo dura carne crua na geladeira?
Como por letras diferentes nas fotos do instagram?
Quanto tempo demora cicatrizar tatuagem?
O que significa sonhar com sangue?
Como por mostrar as mensagens ignoradas no gmail?
Quanto custou a copa do mundo no brasil?
Pode passar lustra móvel na pedra de granito?
Quem paga o salário do funcionário afastado?
Quais os Monoalcoois mais importantes?