seja, nem… nem. Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção). Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).
São conjunções que exprimem uma razão ou um motivo de algo.
Que; Porque; Assim; Pois (antes do verbo);
É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta. Ela pinta e borda.
Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc. Exemplos: Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.
→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:• integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ... • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ... • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;
17 curiosidades que você vai gostar
2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.
Conjunção Coordenativa Explicativa
As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de justificativa, explicação, motivo ou razão. Exemplos: isto é, pois (colocado antes do verbo), que, porquanto, porque, etc.
Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.
Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
As conjunções coordenativas têm a função de ligar termos ou orações com funções gramaticais idênticas. Elas dividem-se em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
substantivo feminino Escolha entre duas possibilidades; opção: encontro-me diante desta alternativa: ficar ou partir. Sucessão de coisas que se repetem com alternação, umas após outras: alternativas de calor e de frio. O que pode ser usado no lugar de outro: temos outra alternativa para seu tapete.
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. ... As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não).
Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.
Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".
Pode ser substituída por quando ou logo que. Exemplo: O artista, como ouviu aplausos, entrou em cena rapidamente. Assume a mesma função do por que. Exemplo: Como foi visto entrando na loja, o ladrão desistiu do roubo.
Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.
Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).
Entenda o que é uma conjunção e como ela relaciona duas orações ou dois termos que aplicam a mesma função sintática em uma frase. Veja as diferenças entre conjunção de finalidade, de oposição e de causa.
O que é semáforo intermitente?
Como é a rotina de um cuidador de idoso?
Quantas calorias se perde em 50 minutos de hidroginástica?
É passível de indenização o dano moral indireto?
Qual tinta passar no cabelo laranja?
Qual a diferença entre Graute e argamassa?
O que são questões prejudiciais homogêneas e heterogêneas?
Quanto tempo dura o efeito do passiflora?
Quais os objetivos do minimalismo?
Como se transforma Flip-flop D em t?
Como se conta o prazo do contrato de experiência?
Como saber se foi aprovado no Auxílio Emergencial 2022?
Porque é que a África tem o IDH baixo?
Quem tem câncer pode tomar vitamina D?
Quais são as penas do regime aberto?
Como melhorar a acessibilidade para deficientes visuais?