O que é concordância nominal e verbal?

Pergunta de Viviane Sousa de Loureiro em 01-06-2022
(10 votos)

Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é concordância verbal e nominal exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.


O que é concordância verbal exemplo?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Como se faz a concordância nominal?

Regra geral de concordância nominal

Artigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.

Como identificar a concordância nominal?

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.

Concordância Nominal - Aula 01 [Prof Noslen]


19 curiosidades que você vai gostar

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Conheça as regras de concordância nominalUm substantivo + um adjetivo.Mais de um substantivo + um adjetivo.Concordar com o substantivo mais próximo.Concordar com todos os substantivos.Inserir o artigo antes do último adjetivo.Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Quais os tipos de concordância nominal?

Concordância nominal O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ... Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ... Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ... O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Faz ou faz?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

Como identificar um erro de concordância verbal?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Como fazer pra entender a concordância verbal?

Sujeito posposto ao verbo

Para os sujeitos compostos que aparecem depois do verbo, a concordância verbal é opcional. Normalmente, conjuga-se o verbo de acordo com o núcleo do sujeito mais próximo a ele. No entanto, pode-se optar por conjugá-lo no plural, permitindo que o verbo faça referência a todos os núcleos.

Como identificar uma concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Fazem ou faz anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Como se escreve fazem ou faz?

Significado de Faziam

Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os casos especiais de concordância nominal?

Casos especiais de concordância nominalPalavras: mesmo, próprio, só, extra, junto, leso, quite, obrigado, anexo, apenso e incluso. ... Expressões: é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido. ... Substantivo com valor contextual de adjetivo. ... Verbos no particípio. ... Pronome indefinido neutro + preposição “de” + adjetivo.

O que é adjetivo anteposto e posposto?

– Adjetivo posposto, concordando com os dois substantivos, flexionado em masculino e plural. A garota usava perfeito sapato e roupa. – Adjetivo anteposto, concordando em gênero e número com o primeiro substantivo.

São homens o mais honestos _______________ possível?

4) Eram pessoas o mais honestas possíveis.Correção da frase: O adjetivo possível concorda com o artigo que o precede.Assim: “Eram pessoas o mais honesta possível.”/”Eram pessoas os mais honestas possíveis”.

Como saber se é predicativo ou complemento nominal?

Predicativo do Objeto x Complemento Nominal

A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto. Exemplo 1: “Eu considero o curso excelente”.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que se destaca na concordância verbal?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

O que é 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Como saber qual é o verbo da frase?

Falamos agora mesmo que o verbo é justamente o que transforma uma frase ou período em uma oração. Por isso, dizemos que ele é um dos termos essenciais da oração, fazendo parte do predicado.



Outras questões

Quantas pessoas são dependentes de álcool no Brasil?

Quanto ganha um nutricionista de futebol?

Quais são as leis de Maxwell?

Quanto de lucro da um porco?

Quantos graus mata a sarna?

Quem inventou o planejamento estratégico?

Quais os nomes de exus Mirim?

Qual o contrário de moletom?

Como desativar a função WPS do roteador?

Qual a diferença entre o Pentateuco e a Torá?

O que é limpeza de pele com Ledterapia?

O que é embrião e feto?

Como soprar canela no dia primeiro?

Quais as características da gastronomia?

O que significa capital resumo?

Quais as ações do homem sobre o meio ambiente?

Quantos perfumes posso levar na bagagem despachada?

Quem foram os primeiros maçons do Brasil?

Porque o refrigerante engorda tanto?

Como as ondas de rádio são transmitidas quais são as frequências?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com