A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.
A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal. ... A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Escolha um recipiente. Escolha um espaço ao ar livre e um recipiente para depositar seu composto. ...
Recolha o lixo da sua casa. ...
Distribua o material na composteira. ...
Espere a mágica acontecer.
O primeiro passo é forrar o fundo da caixa superior com as folhas secas e pequenos galhos ou serragem. Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar a terra com minhocas e logo acima os resíduos orgânicos.
O objetivo da compostagem é transformar o material orgânico em húmus, concentrando de forma equilibrada nutrientes para as plantas, tantos os macros NPK, quanto os micros - boro, zinco, molibdênio, cobre, manganês, ferro, cloro... além de dar estrutura e vida ao solo.
19 curiosidades que você vai gostar
Nos dias de hoje, a compostagem aparece como uma ótima solução para reduzir o volume de resíduos que são encaminhados para os aterros e geram mau cheiro, além de liberar gás metano (23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas).
A compostagem é uma forma de destinação final de resíduos, em que agentes biológicos promovem a decomposição desses materiais. ... É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.
Empilhe três caixas de plástico e deixe a inferior vazia. Faça pequenos furos no fundo das duas caixas de cima, e forre com uma mistura de húmus e matéria seca (serragem, folhas ou grama seca). Se não conseguir comprar húmus, use terra vegetal preta.
Passos para a montagem:
Fure os baldes 2 cm do fundo e fixe as torneiras. ...
Faça alguns furos na tampa do balde e nas laterais superiores. ...
Coloque pedaços de tijolo, pedriscos ou argila expandida cobrindo o furo da torneira. ...
Corte dois pedaços da tela metálica nas dimensões do balde e de forma circular.
Forre o fundo da caixa superior com folhas secas, pequenos galhos ou serragem. Essa camada funciona como “dreno” para a composteira. Posteriormente, coloque a terra com minhocas e depois aplique os resíduos orgânicos. Cubra os resíduos com outra camada de folhas secas para contribuir com a oxigenação.
Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
O processo de compostagem ocorre através de 3 etapas básicas: a primeira, denominada de decomposição; a segunda, bioestabilização e a terceira, denominada de humificação. ... Na primeira etapa ocorre a decomposição da matéria orgânica.
O conjunto de fatores condicionantes para o bom desenvolvimento de um sistema biologicamente complexo como a compostagem deve ser balizado por uma série de parâmetros, sendo que cada tipo de material a ser compostado exige uma combinação ótima de umidade, aeração, relação C/N, pH, granulometria e altura de leira.
O tipo de resíduo orgânico que pode ser reaproveitado na compostagem são os restos de alimento, além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.
A Composteira Doméstica da Morada da Floresta é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.
Composteira em apartamento
Separe três caixas plásticas escuras, sendo uma com tampa, para compor os andares da sua composteira.
Reúna cerca de 100 minhocas.
Empilhe as três caixas.
Faça pequenos furos nos dois primeiros andares para o resíduo orgânico diluído cair e as minhocas se movimentarem.
Regue de vez em quando se fizer muito calor ou bater muito sol, porque a mistura pode esquentar e secar. É bom manter úmido para a decomposição acontecer mais rapidamente. A cada 15 dias, dê uma revirada em todo o material, para ajudar a aerar e facilitar a decomposição.
O sistema da composteira não pode receber água e calor, pois irá acarretar em fermentação e gerar gases como metano entre outros, e esses gases irão exalar o mau cheiro. Essa exposição à chuva e ao sol irá causar também desequilíbrio no pH do sistema da composteira.
Como usar a composteira
Cubra muito bem com folhas secas e serragem. Não aperte e comprima, deixe a mistura respirar! Siga colocando seus resíduos até o baldinho que estiver em cima de todos esteja cheio.
As caixas devem ser trocadas no momento em que a caixa de cima estiver completamente cheia. Quando a primeira caixa encher, coloque-a no meio do sistema, e suba a caixa que estava no meio para receber os próximos resíduos orgânicos. Esta caixa também deve ser preenchida em pelo menos 1 mês.
Coloque o anel em cima da primeira digestora e logo acima a segunda digestora. Nessa caixa, coloque o conteúdo do Pacote de Minhocas e espalhe para forrar o fundo da caixa. Os resíduos orgânicos serão colocados nessa caixa. Sempre cubra completamente os resíduos orgânicos com serragem ou outra matéria vegetal seca.
Apesar de ser considerado pela maioria dos autores como um processo aeróbio, a compostagem é também referida como um processo biológico de decomposição aeróbia e anaeróbia, sendo realizada em sua quase totalidade por processos aeróbios.
Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, o processo é realizado por meio da ação de minhocas no sistema para auxiliar os micro-organismos já presentes no solo a fazerem a decomposição da matéria orgânica.
O processo de compostagem pode ser controlado através do monitoramento e ajuste dos seguintes parâmetros: razão/proporção inicial de carbono e nitrogênio, proporção de material volumoso adicionado para garantir porosidade, tamanho e umidade da leira e frequência de revolvimento.
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.
Qual o vulcão adormecido mais perigoso do mundo?
Quando jesuítas foram expulsos do Brasil e por quem?
O que se entende por nutrição enteral?
O que significa a palavra afecções?
O que é sobrecarga de energia elétrica?
Como saber se estou tendo uma hemorragia?
Qual o limite de compras em Portugal?
Quais são as medidas do corpo de Gracyanne Barbosa?
Qual é o crocodilo mais velho do mundo?
Quais os primeiros sintomas de enfisema pulmonar?
O que fatos sociais cite exemplo?
O que precisa para fazer usufruto?
Qual o beneficio de comer cebola crua todos os dias?