Coevolução Específica: duas espécies evoluem, uma respondendo à outra. Exemplo, relação predador/presa. Coevolução Difusa (Guilda). Grupos de espécies pertencentes à mesma guilda geram pressões seletivas (recíprocas) sobre grupos de espécies de outra(s) guilda(s).
Coevolução é o nome dado ao processo pelo qual duas ou mais espécies evoluem simultaneamente em resposta às pressões seletivas exercidas pela outra. ... Ainda pensando na relação inseto-planta, as adaptações existentes entre insetos polinizadores e flores são provavelmente resultantes de coevolução.
Coevolução Específica: ocorre quando duas espécies respondem uma a evolução da outra. Coevolução Difusa: ocorre quando ainda existe uma reciprocidade na evolução, porém não é direcionada a duas espécies, mas sim entre um grupo de espécies.
A coevolução inseto-planta pode ocorrer principalmente pela dieta, entre insetos fitófagos e as plantas que servem de alimentos para eles, ou pela polinização, entre o inseto polinizador e a planta polinizada por ele. Plantas e insetos são um caso clássico de coevolução, que por sua vez é quase sempre mutualístico.
Por que estudar coevolução? Controle biológico de pragas: a compreensão de como evoluem as interações entre parasitas e hospedeiros pode auxiliar na busca de mecanismos eficientes de controles das pragas agrícolas. Agricultura: formação de linhagens mais produtivas e mais resistentes. Medicina: controle de doenças.
34 curiosidades que você vai gostar
Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações.
A Teoria Evolutiva explica que os indivíduos surgiram de um ancestral comum e por meio da Seleção Natural os mais bem adaptados ao meio possuem maior possibilidade de sobrevivência e perpetuação da espécie.
Insetos e plantas estão intimamente associados. Alguns insetos são vitalmente importantes para muitas plantas, assistindo na sua reprodução, através da polinização, ou na sua dispersão espalhando suas sementes. Proteção da planta / alimento e abrigo para o inseto.
A interação entre plantas e insetos ocorre devido à necessidade da planta na polinização. O que pode ocorrer também é a herbívora, onde o inseto utiliza a folha da planta como seu meio alimentar, que pode ser ou ao prejudicial à vida do vegetal.
Perceba que existe uma relação entre esses insetos e a planta em que ambos lucram. Esse tipo de relação entre duas espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamada mutualismo.
Resumo: O termo coevolução refere-se às mudanças evolutivas entre espécies que interagem e exercem pressões seletivas recíprocas.
Na seleção natural, o ambiente seleciona a propagação das características favoráveis, sendo, assim, um processo natural, diferenciando-se da seleção artificial, na qual o homem seleciona as características consideradas importantes e direciona o processo reprodutivo.
A anagênese ou anagénese é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira em oposição a um evento de ramificação, cladogênese.
Os predadores procuram ativamente e perseguem suas presas ou armam emboscadas. Diversas classes de animais possuem essa estratégia para obtenção de alimentos. ... Tipicamente, os predadores são carnívoros que se alimentam de animais herbívoros, mas podem também ser onívoros.
Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo.
Existem diferentes tipos de plantas parasitas, que recebem esse nome porque se fi- xam em outras plantas para obter substâncias que não conseguem sozinhas. Algumas plantas fazem fotossíntese, obtendo energia a partir da luz do sol, mas são incapazes de retirar água e sais minerais do solo para realizar esse processo.
Nas interações que ocorrem entre os seres vivos, aquelas de natureza desarmônica (herbivoria, predação, parasitismo, competição, etc.) são de fundamental importância no equilíbrio natural das populações dos insetos herbívoros que pertencem a um determinado ecossistema.
Na polinização, abelhas, besouros e moscas pousam em uma flor em busca de alimento, ficando cobertas de pólen. Quando passam à planta seguinte para se alimentar novamente, parte desse material é deixado lá, possibilitando a reprodução entre seres que estão geograficamente separados.
A planta consegue suportar os danos do inseto através da regeneração dos tecidos, emissão de novos ramos ou perfilhos, ou por outro meio, de maneira que o dano não represente queda na produção (Lara, 1991). O ciclo da cultura pode influenciar na tolerância a insetos, Carbonari et al.
Os insetos servem de alimento para mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. ... Alguns insetos, como as borboletas e as abelhas são fundamentais para a reprodução de algumas plantas, sendo importantes polinizadores, transferindo o grão de pólen de uma planta para outra, garantindo sua fecundação.
O principal papel da flor é a reprodução, por isso cada planta é portadora de uma estratégia única de atração de polinizadores. Uma grande quantidade de plantas é polinizada por insetos. Acredita-se, inclusive, que insetos e plantas coevoluíram.
A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. Entre os agentes polinizadores os mais abundantes são os insetos que realizam com as plantas uma relação mutualística, facilmente observada em diversos ambientes.
Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.
Darwin foi o criador da teoria evolutiva que explica a origem de todas as espécies por meio da seleção natural. ... Embora tenha mudado radicalmente a forma como o homem percebia a natureza, a teoria da evolução dificilmente explica o enorme prestígio que Charles Darwin tem ainda hoje.
Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos. O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos.
Quais os 6 tipos de consumidores Segundo Cardoso 2010?
Como por citação do mendaley no word?
Quanto custa uma ação da petrobras?
É permitido portar bastão retrátil?
O que significa integralmente?
Quais são as principais indústrias do Estado de São Paulo?
O que fazer quando a barriga está inchada?
Quantos Pix gratuitos por mês?
Como se faz o cálculo da conta de luz?
Quem pode comprar arma de pressão?
Qual o conceito de tabela de temporalidade documental?
Qual é pior morrer de frio ou calor?