Além disso, o número de habitantes de um Município define os coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de custeio da maioria das cidades, bem como das transferências de inúmeros programas federais.
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O cálculo é feito com base em informações prestadas ao TCU até o dia 31 de outubro de cada ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – , informações estas compostas da população de cada Município e da renda per capita de cada Estado.
QUEM CALCULA O VALOR DA COTA DE CADA MUNICÍPIO ? O Banco do Brasil calcula o valor da cota de cada beneficiário, após receber da Secretaria do Tesouro o valor total do FPM a ser distribuído.
A distribuição de recursos do Fundo é feita de acordo com número de habitantes dos municípios, sem levar em conta o índice de desenvolvimento humano. Quanto menor a população, mais recursos ela recebe. De acordo com esse critério, as municipalidades foram divididas em pequenas, médias, grandes e muito grandes.
Pela Constituição Brasileira, o FPE e o FPM foram criados com o objetivo de promover o equilíbrio socioeconômico entre os Estados e Municípios, além do fundos constitucionais que possuem a mesma função só que entre as regiões.
A distribuição de recursos do Fundo é feita de acordo com número de habitantes dos municípios, sem levar em conta o índice de desenvolvimento humano. Quanto menor a população, mais recursos ela recebe. De acordo com esse critério, as municipalidades foram divididas em pequenas, médias, grandes e muito grandes.
Faça zoom e marque um ponto azul, onde pretende calcular o coeficiente de localização. Clique sobre o ponto azul para ver o valor dos coeficientes de localização e simular VPT, para a sua situação. Valor do coeficiente de localização para o nosso exemplo é 1,3. Para simular o valor a pagar de IMI basta preencher o resto do formulário.
Como consultar o coeficiente de localização do seu imóvel? Sempre que esta atualização é feita, o Portal das Finanças disponibiliza online e de forma gratuita um mapa interativo, onde basta colocar a morada que pretende verificar e realizar essa pesquisa.
Como calcular o coeficiente de aproveitamento e a taxa de ocupação? Tanto a taxa de ocupação quanto o coeficiente de aproveitamento são dados como padrão para cada tipo de edificação em cada município do país. Sendo assim, não é necessário fazer nenhum cálculo para obtê-los.
No Portal das Finanças é possível saber qual o coeficiente de localização que corresponde a cada um dos actuais zonamentos, ou seja, das parcelas em que está dividido cada município. É aí disponibilizado um mapa interactivo, onde basta escrever a morada que se pretende consultar e efectuar a pesquisa.
Como abrir o pó banana da Luisance?
Qual é o melhor protetor de ouvido para natação?
Como conectar meu notebook com a Internet?
Qual a classificação do pronome SE?
Como imprimir fotos no Lightroom?
Quanto rende o rejunte acrílico?
Como ver Stories antigos de outras pessoas?
Como se conhecer por completo?
Como retirar sutura intradérmica?
Como se consegue a ilusão de movimento?