A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata.
Cristalino é uma lente que temos no nosso olho e que como o próprio nome diz é transparente.
A cirurgia é feita através de ultrassons de alta precisão, sem abertura corneana, transformando a operação de catarata num processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais e refrativos, tudo apenas num tratamento, tornando o doente menos dependente de óculos.
Em geral, a cirurgia de catarata costuma variar entre R$ 3.500,00 e R$ 14.000,00, cada olho, a depender do tipo de lente intra-ocular empregada na cirurgia. Ou seja, quanto mais moderna é a lente utilizada, mais cara se torna a cirurgia.
Os riscos da cirurgia de catarata
– Sangramento; – Inchaço e perda de fluidos; – Infecção no olho; – Descolamento da camada de nervo na parte de trás do olho.
A cirurgia de catarata pode ser feita da maneira convencional, chamada de facoemulsificação ou a laser. Da forma convencional, é feita com a técnica de facoemulsificação, que utiliza um aparelho de ultrassom e bisturi para fazer pequenas incisões nos olhos.
19 curiosidades que você vai gostar
A diferença entre a cirurgia a laser e a facoemulsificação está na forma de incisão e na facoemulsificação, o corte é feito através de bisturi e na cirurgia a laser, é o próprio laser o responsável pelo corte, o que oferece uma maior precisão.
Na verdade, a melhor técnica é a combinação de Facectomia (retirada da catarata) com uso da facoemulsificação (trituração do cristalino com um aparelho especial).
3. Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença.
Após a cirurgia de catarata é preciso ter alguns cuidados como não coçar, massagear ou esfregar os olhos, optando também por dormir por 7 dias do lado oposto ao olho operado. É devido também o uso dos óculos escuros fornecidos pelo período de 1 semana, sendo uma forma de evitar o contato com vento e poeira.
boa tarde, a lente usada na cirurgia de catarata é definitiva sim e nao tem prazo de validade, em alguns casos após a cirurgia pode surgir uma opacidade de cápsula posterior devido a lente intraocular, porém para a limpeza dessa sujeira nao há necessidade de retirar a lente do olho !
Para realizar uma cirurgia pelo SUS, é preciso procurar um médico oftalmologista do próprio SUS. Ele vai avaliar o caso e, se necessário, indicar o paciente para a cirurgia de catarata. A fila de espera para a realização da cirurgia varia de cidade para cidade.
Não realizar a cirurgia de catarata leva à cegueira e também a vários problemas e riscos no cotidiano. Além de tudo, o globo ocular pode ser afetado em vários outros sentidos, sendo necessário recorrer a esse procedimento assim que o médico fizer a indicação.
A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Com isso, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.
Visão Borrada/Embaçada/Turvação Visual após cirurgia de catarata. É muito comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo nas semanas que se seguem após a remoção da catarata. Na maior parte das vezes, isso é causado por um edema normal que pode ocorrer após qualquer cirurgia oftalmológica.
Quando nós orientamos para não baixar a cabeça objetivamos a prevenção do trauma ocular no pós-operatório. A maioria dos paciente olhar para baixo e enrijecem a região cervical, podendo levar ao torcicolo, fugindo do objetivo principal da orientação.
Para o paciente que já teve sua catarata retirada não existe um protocolo que indique o tempo específico para afastamento de algumas atividades, como por exemplo cozinhar.
A limpeza pode ser feita com soro fisiológico e gaze estéril apenas na parte externa do olho operado, sem apertá-lo ou esfregá-lo com força. Ideal que esteja com as mãos limpas e higienizadas.
Pacientes com hipertensão precisam estar com a pressão arterial controlada para a realização da cirurgia, no entanto, pacientes com problemas cardiológicos precisam de uma avaliação com cardiologista para descartar hipótese de insucesso da cirurgia.
O laser também proporciona melhores resultados para pacientes que necessitam de colocação de lentes intraoculares especiais como tóricas para astigmatismo e multifocais para obtenção de boa qualidade na visão para longe e perto sem uso de óculos. Outra vantagem é a precisão da cirurgia.
Sim ,porque nessa cirurgia retira-se o cristalino que tem a função de uma lente dentro do olho.
A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil.
Quem tem miopia pode operar de catarata? operando é possível melhorar as vistas? Sim, ter miopia não é proibitivo de realizar a cirurgia... Porém, graus elevados de miopia exigem maior cuidado pré e pós operatório com a retina do paciente , dada a fragilidade da mesma nesses pacientes.
Para marcar a cirurgia no SUS, é preciso passar por uma consulta e conseguir um pedido médico de um oftalmologista. Atenção: este procedimento não é recomendado para menores de 21 anos.
É recomendado que os pacientes troquem as suas lentes de contato com certa periodicidade, já as lentes intraoculares são colocadas em um procedimento único e permanente, ou seja, são para a vida toda.
Como recuperar o cabelo loiro?
Tem como recuperar seguidores removidos do Instagram?
Como entrar na minha conta da Caixa?
Como utilizar Python no Back-end?
Como Recuperar grupo excluído do Facebook?
Como usar o Prego Líquido quartzolit?
Tem como Amolar pinça de sobrancelha?
Como recuperar números bloqueados?
Como recuperar E-mail antigo no Outlook?
Como recuperar um áudio apagado do celular?
Como recuperar vídeos corrompido no celular?