Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.
Por fim, o cinestésico é alguém que utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas. Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado.
Segundo a PNL, as pessoas que utilizam o canal auditivo costumam preferir um “Olá, tudo bem?”; aquelas que se inclinam para um sorriso ou uma expressão gestual de cortesia, utilizam mais o canal visual. Por último, aqueles que utilizam um abraço, são mais cinestésicos.
As pessoas auditivas são sedentas por informações, por dados. Dessa maneira, fale mais com ele, converse mais, enalteça as qualidades. Essa pessoa precisa ouvir você falar da parte técnica, das características, ela precisa saber de informações e benefícios do serviço ou produto.
Uma pessoa cinestésica usa o olfato, o tato e o paladar para registrar suas experiências. Possuem uma fala lenta e com a voz baixa. A respiração do cinestésico é vagarosa e profunda. São um pouco imprevisíveis, impacientes e rebeldes.
30 curiosidades que você vai gostar
O Cinestésico tem a ver com a percepção dos movimentos corporais ou musculares. Uma pessoa cinestésica processa melhor as informações através do movimento ou do toque. Por exemplo, ao se comunicarem precisam tocar o seu ouvinte. O cinestésico corporal aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.
Cinestésico: alunos cinestésicos priorizam as aulas práticas e gostam de estudar em pequenos blocos de tempo e sofrem por ter períodos curtos de atenção. Para eles, questões de múltipla escolha serão sempre as melhores opções.
O estudante auditivo não tem problema nenhum em estudar ouvindo música ou com a televisão ligada, mas é preciso cuidar com ruídos que possam tirar a atenção e prejudicar a concentração. Falar sobre o conteúdo que está estudando ou ler em voz alta também são grandes aliados para fixar o conteúdo.
Auditiva. A pessoa com o estilo aural mais aguçado tem a habilidade de aprender ouvindo as informações. Dessa maneira, o indivíduo pode participar de discussões, tentar explicar conceitos, escutar podcasts, fazer leitura em voz alta, escutar gravações de aulas e prestar atenção à explicação do professor.
Conhecendo o visual:
Os visuais são organizados e muito observadores. Verificam tudo que está ao seu redor. Por consequência, eles enxergam coisas que passam despercebidos por nós. Além disso, eles possuem olhares com bastante movimentação, olham para cima e piscam com uma frequência maior.
O cliente cinestésico é o mais desconfiado e deseja descrições e detalhamento das soluções, com provas de que realmente o que está escrito, mostrado em fotos e apresentado pelo vendedor seja verdadeiro.
A Programação Neurolinguística considera que existem quatro sistemas representacionais: digital, cinestésico, auditivo e visual.
Experiência mostra que sons ouvidos durante a fase mais profunda do sono podem ajudar no aprendizado. O aprendizado durante o sono sempre foi uma promessa vazia, sem comprovação científica. Mas um estudo realizado pela Northwestern University acaba de provar que, sim, é possível aprender dormindo.
A pergunta de hoje é: – Ouvir leis ou qualquer outra coisa sem prestar atenção, funciona? A resposta curta para essa pergunta é não, não funciona. A atenção é um fator fundamental para aprendizagem, principalmente para aprendizagem de conceitos abstratos.
Você fica acostumado a ouvir uma pessoa lhe ensinando, facilita a sua compreensão, você entende melhor a matéria e o que o professor que dizer. Isso é válido para a maioria das pessoas porque hoje em dia não se lê mais.
Aprendizagem auditiva
Alunos auditivos aprendem melhor quando as informações são apresentadas em um formato de linguagem auditiva.
Distribua o tempo dos estudos
No livro, também são apresentados estudos que demonstram que para alguém aprender e reter informações é necessário de tempos em tempos fazer uma revisão, porém com intervalos. Por isso, após adentrar em um assunto novo, o ideal é revê-lo alguns dias ou uma semana depois.
Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seuEspacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ... Físico-cinestésica. ... Interpessoal. ... Intrapessoal. ... Linguística. ... Lógico-matemática. ... Musical.
A partir destas habilidades, Kolb definiu quatro estilos de aprendizagem: acomodador, convergente, assimilador e divergente.
Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, ...
De acordo com os pesquisadores, o aprendizado durante o sono se torna um realidade; eles abordaram técnicas experimentais as quais demonstram como fortalecer memórias quando nossos cérebros estão “desligados”.
Segundo a pesquisa, ouvir música antes de dormir pode aumentar as chances de se desenvolver distúrbios do sono. De acordo com a pesquisa, isso ocorre porque o cérebro continua a processar a música por vários horas mesmo já tendo adormecido.
Em PNL, as maneiras como assimilamos, armazenamos e codificamos a informação a informação em nossa mente – através da visão, da audição, do tato, do paladar ou do olfato – são chamados de sistemas representacionais. Nosso comportamento é gerado a partir de uma mistura de experiências sensoriais internas e externas.
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento que afirma que existe uma conexão entre a parte neurológica e todos os tipos de linguagem com os padrões comportamentais.
adjetivo Relativo a cinestesia, conjunto de sensações através das quais se torna possível perceber os movimentos musculares, por meio dos estímulos do próprio organismo. Etimologia (origem da palavra cinestésico). Cinestesia + ico.
Em qual país o Brasil foi penta?
Como medir resistência tensão e corrente em um circuito elétrico?
Quais são os dados que constam em um prontuário?
Qual foi o primeiro estado brasileiro a ser descoberto?
Como consultar o ID de um processo?
Qual é o valor do IPVA do Onix 2021?
Quem inventou o termo serial killer?
Como é feito o processo de extrusão?
Quais regras são aplicáveis à sucessão do companheiro?
O que deve constar na justificativa de um projeto?
Quando há impossibilidade no cumprimento do prazo para a realização da perícia deve se?
Quais as vantagens do uso de memória virtual?
Como é o feminino de carneiro?
Qual é o significado do Bart Simpson?