Diferenças entre o ciclo lisogênico e o ciclo lítico A disseminação do rna viral no ciclo lítico é feita pela produção de milhares de vírus capazes de infectar outras células, enquanto que no ciclo lisogênico, essa disseminação é realizada pela reprodução normal da bactéria infectada.
No ciclo lítico, o vírus invade a bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas na presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo.
O ciclo lítico é aquele em que os bacteriófagos penetram na bactéria e inserem o material genético na célula. Todas as atividades que as bactérias estavam realizando são interrompidas para que o DNA do fago seja replicado no interior celular.
A infecção lítica converte as células em vírus mais detritos celulares, (monómeros, oligómeros e polímeros, colóides e fragmentos celulares), em que a maioria destes componentes é operacionalmente definido como matéria orgânica dissolvida.
No ciclo lisogênico, o material genético do bacteriófago é incorporado ao material genético da bactéria hospedeira, sendo chamado de provírus ou profago. A bactéria infectada continua a crescer e se reproduzir normalmente e o profago replica-se junto.
A lisogenia é um dos dois ciclos de reprodução viral (o ciclo lítico é o outro). A lisogenia é caracterizada pela integração do ácido nucleico bacteriófago no genoma da bactéria hospedeira ou formações de um replicão circular no citoplasma bacteriano.
A diferença, no que se refere aos sintomas, no caso do ciclo lisogênico, é que estes podem demorar para se tornarem perceptíveis e notados. No geral, salvo algumas exceções, as doenças que são oriundas de vírus com reprodução através do ciclo lisogênico, não possuem uma cura. Isso, por que não há mais como isolar o vírus e eliminá-lo.
No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final. Veja as etapas desse ciclo reprodutivo: Adsorção – fase em que ocorre o reconhecimento e a
Se formos analisar as doenças causadas por cada um dos tipos de reprodução dos vírus, veremos que temos representantes mais conhecidos em cada um deles. No caso do ciclo lítico, temos uma doença que com certeza, você já adquiriu: a gripe.
Tanto o ciclo lítico quanto o ciclo lisogênico são muito bem observados em vírus infectantes de bactérias chamados de bacteriófagos. Como visto no gráfico acima, o ciclo lítico é frequentemente acompanhado pelo ciclo lisogênico em muitos vírus bacterianos , conhecidos como bacteriófagos.
Como é que se escreve filme de ação?
Como escrever faça seu pedido?
Quem nasce nos Estados Unidos e estadunidense?
Como se conjuga o verbo errar?
Qual é o substantivo de explosão?
Quando colocar hífen nas palavras?
Como se escreve tchau até a próxima aula em inglês?
Qual o correto recebi ou recebi?
Como se escreve o nome flamenguista?
Como fazer para sacar o FGTS para pagar dívidas?
Como se declara pra uma pessoa q vc gosta?