CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.
Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.
A entrada é com o CFOP 2102.
1102 - Compra para comercialização.
Principais Aplicações da CFOP A função primária do código CFOP é garantir uma maior transparência das operações de compra e venda das empresas ao Fisco, permitindo assim cobrar os tributos devidos de maneira mais correta.
Ela nada mais é do que um código numérico que identifica a natureza de circulação de uma mercadoria O significado da sigla CFOP é de Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias (intermunicipal e interestadual).
Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro. Resumidamente, o código CFOP possui dois critérios, eles estão distribuídos pelo tipo da nota fiscal (entrada ou saída) e para qual região o produto, por exemplo, foi vendido.
A lista completa com todos os códigos da tabela CFOP pode ser consultada diretamente no portal do Ministério da Fazenda, que é estabelecido pelo Convênio S/Nº de 1970, contudo esta página da Secretaria da Fazenda de Pernambuco também ajuda bastante. São mais de 500 códigos existentes, porém alguns deles são muito mais utilizados que outros.
O que diz o artigo 1142 do Código Civil?
Quem menstrua cedo cresce mais?
Pode ultrapassar na contramão?
O que é alma de acordo com a Bíblia?
Quais as principais características da matriz energética brasileira?
Será necessário ou serão necessários?
Onde se encontra a raiz-forte?
O que é substituição processual no novo CPC?
É normal sentir cólica até quantas semanas de gravidez?
Quem substitui o padre na missa?
Como agilizar a baixa do gravame?
O que significa responsabilidade subsidiária na sociedade limitada?