Atividades para promover o controle do equilíbrio incluem fazer a pessoa permanecer nas posturas sentada, semi ajoelhada ou em pé, sobre uma superfície firme, podendo:
Fitness: 5 exercícios para melhorar o equilíbrio
Melhore seu equilíbrio corporal e viva mais e melhor
Equilíbrio é importante para uma maior destreza corporal Por exemplo: um corpo que tem bom equilíbrio diminui as chances de fraturas ósseas ou hematomas por cair menos vezes - o que é ótimo para se preparar para a fase idosa, já que vamos perdendo nossa destreza corporal com o avançar dos anos.
Equilíbrio corporal refere-se à manutenção do centro de massa corporal dentro dos limites da base de sustentação no solo; auxilia na estabilização de determinados segmentos do corpo, enquanto outros se encontram em movimento(4).
O envelhecimento leva a um desgaste natural destas estruturas, mas doenças como catarata, parkinson, problemas neurológicos, diabetes, artroses, AVC, etc, também podem comprometer o funcionamento do sistema de equilíbrio corporal, causando tonturas, mal estar, além de contribuir muito para o risco de quedas.
O exercício basicamente consiste em sentar e levantar, como se você estivesse fazendo um agachamento. Mantenha a coluna ereta. Caminhar de lado: Fique em pé, mantenha os dois pés juntos e os joelhos levemente dobrados. Dê um passo para o lado de maneira lenta e controlada, movendo um pé primeiro.
As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.
“Quando treinamos nosso equilíbrio, estamos tentando melhorar nossa propriocepção, ou seja, a capacidade de o próprio corpo avaliar em que posição se encontra no espaço, a fim de manter equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços”, diz Alex Bunt, treinador de força da consagrada esquiadora norte-americana ...
Estruturas presentes no ouvido são importantes para manter o equilíbrio. Dentro do ouvido, existem estruturas que contribuem para o equilíbrio. A cóclea (que "transforma" as ondas sonoras em impulsos nervosos que serão lidos pelo cérebro) e o vestíbulo ( responsável pelo equilíbrio) também conhecido como labirinto.
Manter o equilíbrio, em pé, sobre uma perna, com o tronco ereto; Caminhar sobre uma trave de equilíbrio ou linhas desenhadas no solo, e inclinar o tronco, com um pé à frente do outro ou sobre uma perna só; Ficar em pé sobre uma mini cama elástica, prancha de balanço ou prancha deslizante; Dar passos cruzando as pernas à frente ou atrás.
Estes seis exercícios para melhorar o equilíbrio focam em três das principais categorias de equilíbrio: estático, dinâmico e de pisada (ou aterrissagem) Pouco importa o quanto em forma uma pessoa esteja se ela não consegue parar em pé direito.
Saltar objetos, pular corda e saltar de um banco pequeno, tentando manter o equilíbrio. Estes exercícios devem ser realizados com a orientação de um fisioterapeuta. O controle reativo do equilíbrio implica expor a pessoa a perturbações externas, que variam de direção, velocidade e amplitude, treinando o equilíbrio nestas situações:
Juntamente com estes, uma das estruturas musculares mais importantes no equilíbrio também é estimulada, os músculos gémeos e solear. Estudos indicam uma relação direta entre a falta de força desta estrutura e a falta de equilíbrio.
O que o rádio mudou na vida das pessoas?
O que acontece em uma audiência de instrução e julgamento criminal?
Como é a forma de plantio do trigo?
Como credenciar contribuinte no DEC?
Como se dança a dança dervixe ou sufi?
Como acabar com unhas descamadas?
Como dar brócolis para calopsita?
Como escolher a variedade certa de uva?
Onde esconder as coisas dentro de casa?
Como se escreve a palavra Faça-nos uma visita?
Como se conveniar a Unimed psicólogo?