Ouça em voz altaPausarO que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.
Ouça em voz altaPausarPara aliviar as cólicas, pode-se fazer uma compressa de água morna na barriga do bebê, massagear a barriga com movimentos circulares e colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada. Caso as cólicas não passem, é importante consultar o pediatra para que possa ser indicado algum medicamento que alivie as dores.
Ouça em voz altaPausarA estimulação retal com o uso de um cotonete com um pouco de azeite de oliva, com um termômetro retal também com azeite de oliva na ponta. Isso geralmente ajuda a estimular o ânus a expulsar as fezes.
Ouça em voz altaPausarEle pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA. Pode acontecer em bebês que mamam só leite materno ou também nos que usam outro leite, e não é doença.
Ouça em voz altaPausarO documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.
Ouça em voz altaPausarÉ melhor evitar dar chá de saquinho ou industrializado para a criança. Os chás mais indicados são os mais leves, que não causam efeitos colaterais, e cujas ervas são reconhecidamente seguras. Os mais conhecidos são o chá de hortelã, de camomila e de erva-doce.
Ofereça o peito A maioria dos bebês se acalma quando recebe o leite materno. “A estimulação oral que decorre do movimento de sucção é uma fonte de satisfação que ajuda a amenizar a cólica”, afirma Patrícia. Só não convém oferecer o seio se a criança tiver acabado de mamar ou se ela recusar repetidamente o peito.
O bebê acabou de mamar, está bem agasalhado, com a fralda seca e, ainda assim, chora num tom estridente avisando que algo não vai bem? Nessa hora, você tem bons motivos para desconfiar de uma crise de cólica. “Quando nada na rotina justifica tanto desconforto, é quase certo que o problema seja esse.
- Além da tranquilidade dos pais, colo, massagem e carinho são fundamentais para acalmar o bebê na hora do choro. - Deite-o de bruços e embale-o nos braços. - Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis! - Aquecer o local traz conforto.
As crises acontecem geralmente no final da tarde e fazem o abdome do bebê se contrair. Para evitar desesperos, a melhor estratégia é se preparar com um arsenal de técnicas anticólicas e se revezar com o pai nesses cuidados.
Qual a função das cotas em um desenho arquitetônico?
Quanto ganha manicure a domicílio?
Quanto tempo desincha o preenchimento?
Qual é a moeda oficial da Bolívia?
Como a Giardia age no intestino?
Quais são os elementos de um sistema de gestão ambiental?
Como não viciar o fone Bluetooth?
Qual a melhor espuma para assento de sofá?
Para que serve prednisolona Xarope infantil?
Qual o valor do ticket alimentação do vigilante?
Quantos dias o milho solta uma folha?
Quanto tempo o filé de peixe pode ficar congelado?
O que usar no lugar de tendo em vista?
Como imprimir comprovante de pagamento em tamanho pequeno?
Porque Recém-nascido engasga muito?
Quais são os patrimônios mundiais da Unesco no Brasil?