bócio coloide é o termo aplicado ao bócio atóxico difuso, uma vez que, nessa condição, há folículos aumentados e repletos de coloide. bócio subesternal ou retroesternal é o termo utilizado para definir bócios que apresentam crescimento para dentro da cavidade torácica.
Porém, em casos mais graves pode ser necessário manter o tratamento por toda a vida. Além disso, quando o bócio acontece por deficiência de iodo, é recomendado que sejam consumidos alimentos ricos nesse mineral, como sal iodado, salmão, atum, ovos e leite, por exemplo. Confira uma lista de alimentos ricos em iodo.
O crescimento anormal da glândula tireoide é denominado bócio. Alguns bócios são difusos, o que significa que afetam toda a glândula. Outros são bócios nodulares, o que significa que a glândula apresenta uma ou mais saliências.
Quando a causa é deficiência de iodo, suplementação de iodo é um tratamento eficaz. Bloquear a produção do hormônio estimulante da tiroide administrando L-tiroxina é útil em pacientes mais jovens para interromper a estimulação da tireoide e reduzir o bócio. Cirurgia ou Iodo-131 pode ser necessário para bócios extensos.
O hipotireoidismo congênito pode ser decorrente da ausência de glândula tireóide ao nascer ou por mau funcionamento da mesma. O uso de alguns medicamentos assim como o excesso de ingestão de Iodo na dieta pode levar ao hipotireoidismo, que são causas potencialmente reversíveis.
O que causa o Bócio? Uma das causas mais comuns de formação de bócio em todo o mundo é a deficiência de iodo. A atividade primária da glândula tireóide é captar iodo a partir do sangue para fabricar hormônios da tiroide (T3 e T4).
O tratamento do bócio tem como objetivo corrigir a causa da doença, seja ela a carência de iodo, um tumor, infecção ou a doença autoimune. Saiba mais.
Uma vez que o manejo do bócio depende da etiologia, há necessidade de avaliação adicional para identificar sua causa. Os principais exames estão listados nas Tabelas 21.2 e 21.3. O tratamento de bócio objetiva excluir disfunção tireoidiana e doenças malignas.
O diagnóstico do bócio deve ser feito pelo endocrinologista ou clínico geral através de um conjunto de exames, que determinam as características do bócio e se é bócio é benigno ou maligno.
O bócio ocorre em cerca de 5% da população com iodo suficiente e é quatro vezes mais comum em mulheres. No entanto, a prevalência varia de acordo com a área de residência e geralmente diminui com a idade. Mais de 60% dos casos de bócio em adolescentes regridem durante os 20 anos subsequentes.
Como usar meia risca na redação?
O que acontece quando se mistura leite e vinagre?
Como acabar com a tosse em 2 minutos em bebê?
Quanto custa abastecer com hidrogênio?
Qual é o melhor suco para tomar antes de dormir?
Quais são os três grupos de mamíferos?
Quais astronautas pisaram na Lua pela primeira vez?
Quais os tipos de processos de negócio?
Quantas pessoas usam redes sociais em 2020?
Quais são os animais irracionais?
Qual país tem constituição flexível?
O que dar para tilápia crescer?
Quantos pontos tem 1 tick no mini dólar?
Como tomar cloridrato de ciprofloxacino 500mg?
Quais as brincadeiras do campo?
Quem tem direito a tarifa social de energia elétrica?