bócio coloide é o termo aplicado ao bócio atóxico difuso, uma vez que, nessa condição, há folículos aumentados e repletos de coloide. bócio subesternal ou retroesternal é o termo utilizado para definir bócios que apresentam crescimento para dentro da cavidade torácica.
Porém, em casos mais graves pode ser necessário manter o tratamento por toda a vida. Além disso, quando o bócio acontece por deficiência de iodo, é recomendado que sejam consumidos alimentos ricos nesse mineral, como sal iodado, salmão, atum, ovos e leite, por exemplo. Confira uma lista de alimentos ricos em iodo.
O crescimento anormal da glândula tireoide é denominado bócio. Alguns bócios são difusos, o que significa que afetam toda a glândula. Outros são bócios nodulares, o que significa que a glândula apresenta uma ou mais saliências.
Quando a causa é deficiência de iodo, suplementação de iodo é um tratamento eficaz. Bloquear a produção do hormônio estimulante da tiroide administrando L-tiroxina é útil em pacientes mais jovens para interromper a estimulação da tireoide e reduzir o bócio. Cirurgia ou Iodo-131 pode ser necessário para bócios extensos.
O hipotireoidismo congênito pode ser decorrente da ausência de glândula tireóide ao nascer ou por mau funcionamento da mesma. O uso de alguns medicamentos assim como o excesso de ingestão de Iodo na dieta pode levar ao hipotireoidismo, que são causas potencialmente reversíveis.
O que causa o Bócio? Uma das causas mais comuns de formação de bócio em todo o mundo é a deficiência de iodo. A atividade primária da glândula tireóide é captar iodo a partir do sangue para fabricar hormônios da tiroide (T3 e T4).
O tratamento do bócio tem como objetivo corrigir a causa da doença, seja ela a carência de iodo, um tumor, infecção ou a doença autoimune. Saiba mais.
Uma vez que o manejo do bócio depende da etiologia, há necessidade de avaliação adicional para identificar sua causa. Os principais exames estão listados nas Tabelas 21.2 e 21.3. O tratamento de bócio objetiva excluir disfunção tireoidiana e doenças malignas.
O diagnóstico do bócio deve ser feito pelo endocrinologista ou clínico geral através de um conjunto de exames, que determinam as características do bócio e se é bócio é benigno ou maligno.
O bócio ocorre em cerca de 5% da população com iodo suficiente e é quatro vezes mais comum em mulheres. No entanto, a prevalência varia de acordo com a área de residência e geralmente diminui com a idade. Mais de 60% dos casos de bócio em adolescentes regridem durante os 20 anos subsequentes.
Tem como saber se está grávida pelo exame de prolactina?
O que é preciso para tirar carteira de trabalho para menor?
Como desenhar um gráfico no Word?
O que é decomposição de meia vida?
Como saber se um corpo afunda ou não?
Qual laranja e azeda pera ou lima?
Quais os cuidados devem ser tomados pelo operador no momento de acessar o trator?
Qual a classificação do substantivo chuva?
Qual plástico contém bisfenol?
Qual é a Pirâmide mais famosa do mundo?
O que são metas de curto médio e longo prazo?
Qual é a medida do ângulo agudo?
Quanto tempo dura uma carne no sal?
Quanto ganha um vereador por sessão extraordinária?