A biorremediação, também chamada de remediação biológica, é uma técnica utilizada para minimizar os impactos ambientais causados pela poluição. ... Um exemplo notório onde a biorremediação pode ser utilizada é na contaminação (dos solos ou recursos hídricos) por petróleo e seus derivados.
Hoje, a biorremediação é um processo biológico que pode ser utilizado em tratamentos de resíduos, acidentes com derramamento de petróleo, degradação de compostos químicos e remoção e recuperação de metais pesados, em águas superficiais ou subterrâneas, efluentes industriais e solos.
A biorremediação é definida como sendo o uso de processos biológicos para degradar, transformar e/ou remover contaminantes de uma matriz ambiental, como água ou solo. ... A atenuação natural monitorada é um conceito pelo qual uma área contaminada é remediada por biodegradação natural.
A Biorremediação é um processo que utiliza materiais biológicos (bactérias, fungos, plantas, algas, etc) para remover ou degradar contaminantes orgânicos e inorgânicos das mais diversas fontes: indústria química, farmacêutica, alimentos, contaminantes industriais, resíduos industriais, entre outros.
Para iniciar com o processo de biorremediação, é necessário seguir estes quatro passos:avaliar o tipo de composto contaminante;caracterizar a contaminação;planejar o tipo de biorremediação;decidir pelos modelos in situ ou ex situ.
36 curiosidades que você vai gostar
Ainda de acordo com a revisão realizada, as principais técnicas utilizadas para a realização da biorremediação foram in situ, passiva, bioestimulação, bioventilação, bioaumentação, ex situ e landfarming.
Bactérias dos gêneros Bacillus, Pseudomonas, Rhodobacter e Achromobacter são exemplos de microrganismos capazes de degradar petróleo e seus derivados por um processo conhecido como biorremediação. Além das bactérias, fungos e plantas também são utilizados para remover ou degradar contaminantes ambientais.
Biorremediação é um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (como fungos e bactérias) e de enzimas.
O objetivo da biorremediação é remover ou neutralizar os poluentes ou as substâncias químicas contaminantes presentes na área contaminada ou meio ambiente, como no solo e/ou águas superficiais ou subterrâneas.