A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.
Bilirrubina na urina é um sinal de doenças no fígado, na vesícula biliar ou distúrbios no sangue, já que em condições normais a bilirrubina não costuma estar presente na urina. Podemos citar como causas comuns: hepatites, cirrose, câncer de fígado, anemia falciforme, tumores ou cálculos biliares.
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.
A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.
O tratamento para bilirrubina alta deve focar em fortalecer o fígado, no entanto, tudo vai depender do que está causando essa anormalidade. Se você tiver sofrido de icterícia, será necessário que procure um médico para que ele possa te dar o diagnóstico mais correto e, assim, o tratamento mais acertado.
(Consulte também Considerações gerais sobre a doença hepática e Icterícia no recém-nascido .) A bilirrubina é formada quando a hemoglobina (a parte dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio) é decomposta como parte do processo normal de reciclagem de glóbulos vermelhos velhos ou danificados.
A quantidade de bilirrubina no sangue, determinada por meio de um exame, pode constituir um bom indicador da gravidade da colestase, mas não da sua causa. Um estudo de diagnóstico por imagem, geralmente ultrassonografia, é quase sempre feito caso os resultados do exame de sangue sejam anormais.
Como outras substâncias produzidas pelo nosso organismo, a bilirrubina conta com níveis considerados normais e, por isso, se eles estiverem altos ou baixos demais pode ser um sinal de algum problema que afetará a saúde da pessoa. Uma bilirrubina alta, por exemplo, pode indicar problemas no fígado, na vesícula biliar ou no pâncreas.
Como dizer ao chefe que cometeu um erro?
Quais os crimes de competência da Polícia Federal?
O que é uma prótese parcial removível?
Qual a diferença de interromper o prazo e suspender o prazo?
Quantas vezes o clone passou no Vale a pena ver de novo?
Quem nasceu em 1990 tem quantos anos?
Qual é a função das células de Leydig *?
Nacionalidade brasileira está correto?
Quais são os três tipos de currículo?
Qual melhor cálcio para galinha?
Qual a função do decodificador dentro da memória?
Como saber meu ra escolar antigo?
Quem tem AVC pode voltar a falar?