Ascite, ou barriga d água, é o nome que se dá ao acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal, num compartimento limitado pelo peritônio (membrana que reveste também as paredes do abdômen e da pélvis e alguns dos seus órgãos).
É uma doença parasitária provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode atingir o homem quando ele entra em contato com água doce, onde existam caramujos do gênero Biomphalaria infectados pelo parasita, os quais são comuns em lagoas e açudes, por exemplo.
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
E a essa altura, muitos danos foram causados ao fígado. A expectativa média de vida de uma pessoa com ascite geralmente depende da causa e intensidade subjacentes dos sintomas. No geral, o prognóstico da ascite é muito ruim. A taxa de sobrevivência varia entre as semanas 20-58.
O tratamento da barriga d água consiste no controle da doença de base, diminuição da ingestão de sal, abstinência total de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos diuréticos, além de procedimentos específicos para drenar o excesso de líquido acumulado na cavidade abdominal.
27 curiosidades que você vai gostar
Nesses casos, é também necessário que os pacientes restrinjam a ingestão de líquidos, especialmente com alto conteúdo de sódio, como o leite e as bebidas energéticas. O excesso de sal no organismo desses pacientes pode provocar ascite, ou barriga d água, que é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal.
Os principais sintomas da Ascite são:Ganho de peso sem explicação.Náuseas.Vômito.Prisão de ventre.Vontade de urinar com frequência.Perda de apetite.
Apesar de o fígado possuir uma grande capacidade de regeneração, a cirrose hepática é geralmente irreversível e pode levar à morte por insuficiência hepática. Sendo assim, é importante ficar atento ao consumo de álcool, prevenir-se contra as hepatites virais e tratar adequadamente qualquer doença que afete esse órgão.
O momento certo para os cuidados paliativos é quando o tratamento da doença não está mais ajudando e o paciente tem cerda de 6 meses ou menos de vida. Juntos, o paciente, a família e o médico decidem quando os cuidados paliativos devem começar.
Na maioria dos países do mundo a chance de um paciente que recebeu transplante de fígado sobreviver é cerca de 85-90% após um ano da cirurgia ou 75-80% após cinco anos da cirurgia, a depender da gravidade em que chegou ao transplante, causa da cirrose e outros problemas de saúde.
A ascite é uma condição médica onde ocorre o acúmulo de líquido na região abdominal, principalmente devido a problemas do fígado, como cirrose hepática, por exemplo. A barriga fica inchada não só pelo acúmulo de líquidos, mas também porque órgãos como fígado e baço ficam com suas funções alteradas.
Popularmente conhecida como barriga d água, ela não é uma doença por si só. Mas, um distúrbio provocado por complicações de outras doenças. No caso do fígado, e mais especificamente da cirrose alcoólica, a ascite pode surgir devido ao aumento da pressão nas veias que levam o sangue para o fígado.
Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.
A doença chamada de ascite em cães é um tipo de derrame abdominal, que costuma ser popularmente conhecida como barriga d água. Ela ocorre devido à uma acumulação anormal de fluidos (líquidos) na cavidade abdominal,que costumam ser originários dos órgãos internos, dos vasos sanguíneos ou dos nódulos linfáticos.
É quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna "irrecuperável" e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar.
Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade. A transição do cuidado com objetivo de cura para o cuidado com intenção paliativa é um processo contínuo, e sua dinâmica difere para cada paciente.
Equipe OncoguiaDor.Problemas respiratórios.Perda de apetite.Perda de peso.Fadiga.Depressão e ansiedade.Confusão.Náuseas e vômitos.
Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros.
Sintomas da Cirrose em estágio avançadoAscite (barriga d água) ... Encefalopatia. ... Hemorragia. ... Peritonite bacteriana espontânea. ... Letargia e Encefalopatia hepática. ... Vômitos e fezes. ... Câncer.
A cirrose hepática é uma doença grave que leva em última instância à destruição do fígado. Provocando a morte das células do fígado, o deixando com uma consistência dura e cheia de nódulos.
Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos não apenas para combater a distensão abdominal mas sim regularmente, para prevenir esse problema.Chá ... Mamão. ... Banana. ... Grãos integrais. ... Folhas verdes. ... Cenoura. ... Abacaxi. ... Kiwi.
Além disso, quando a quantidade de líquido drenado é maior que 4 litros, recomenda-se o uso da albumina humana na veia, durante ou logo após o procedimento, na dose de 6 a 10 gramas de albumina por litro retirado.
A paracentese terapêutica refere-se à retirada de cinco litros ou mais de fluidos para reduzir a pressão intra-abdominal, aliviar a dispneia associada e a dor abdominal. É um procedimento simples à beira do leito que pode reduzir a morbidade em pacientes com doença hepática terminal.
Nesses casos, a paracentese pode ser realizada assim que o risco for controlado através de medicações/transfusões de plasma fresco ou plaquetas. Deve-se evitar fazer paracentese em pacientes com hematoma no lugar da punção ou com infecção nesse sítio.
A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável. Todas essas são situações podem ser resolvidas de forma simples e não oferecem riscos de vida.
Qual o CID para surdez unilateral?
Qual o tipo de cola para colar plástico?
O que corta o efeito do ibuprofeno?
Qual é o sentido do adjetivo matinais?
Quem trouxe os primeiros escravos para o Brasil?
O que é RT na medicina veterinária?
Quando ocorre a prevenção primária?
O que é usado para fazer bronzeamento natural?
Como fazer portabilidade de um banco para o outro?
Quais são as arquiteturas dos sistemas operacionais?
Quantos são os números pares de três algarismos?
Quem tem enxaqueca é perigoso?
Como ter uma personalidade marcante?
Quanto tempo leva para transformar o corpo?
Quantos quilos eu perco em 3 dias de jejum?
São exemplos de misturas homogêneas?
Qual a diferença entre despesas administrativas e operacionais?
Quais as características principais da Ordem dos Latossolos?