O bário é um elemento químico de símbolo Ba, número atômico 56 com massa atómica 137 u. À temperatura ambiente, o bário encontra-se no estado sólido.
O bário é um elemento químico tóxico, macio, de aspecto prateado, com alto ponto de fusão pertencente a família dos metais alcalino terrosos.
O carbonato de bário é usado como veneno para ratos e também pode ser usado para a fabricação de vidros e tijolos; O nitrato de bário e cloreto de bário produzem chamas verdes em foguetes pirotécnicos.
O bário é usado principalmente em velas de ignição, tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes.
O bário (Ba) é um elemento químico pertencente ao grupo dos metais alcalinoterrosos, bivalente, e localiza-se no grupo 2 e período 6 da Tabela Periódica. Possui número atómico 56 e massa atómica 137,327 e deriva do grego barys que significa pesado.
Por outro lado, os símbolos ressaltados no nome da série – Br e Ba – são dos elementos químicos Bromo e Bário respectivamente, e não tem qualquer relação com a produção da droga.
44 curiosidades que você vai gostar
Curiosidades da Tabela Periódica
O Elemento Plutônio foi descoberto na década de 40, pelo químico estadunidense Glenn Seaborg. Ele descobriu todos os elementos transurânicos e ganhou o Prêmio Nobel em 1951.
Sua distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 5s2 5p6 6s2.
O bário está localizado na família IIA da tabela periódica, logo, sua camada de valência apresenta dois elétrons (no subnível s). Independentemente da família B a que o elemento pertença, sua camada de valência sempre apresentará 2 elétrons (no subnível s).
O bário é encontrado nos minérios barita (BaSO4) e witherita (BaCO3). As principais áreas de mineração desses minérios ocorrem no Reino Unido, Itália, República Tcheca, EUA e Alemanha. O bário apresenta elevados pontos de fusão (1000 K - 727 °C) e ebulição (2170 K - 1897 °C). É ainda um bom condutor de eletricidade.
Sulfato de Bário é utilizado como meio de contraste radiológico do tubo gastroduodenal. Indicado também para radiografia de aparelho digestivo e também no chamado “enema opaco” (estudo radiológico contrastado do intestino grosso que requer um preparo intestinal prévio adequado).
Metais da tabela periódicaLítio (Li)Sódio (Na)Potássio (K)Rubídio (Rb)Césio (Cs)Frâncio (Fr)
Ecreva o número atômico, a quantidade de elétrons e o número de protons desse elemento químico.
Um átomo de cálcio (20Ca40) eletricamente neutro possui 20 prótons, 20 elétrons e 20 nêutrons (n = A – Z = 40 – 20 = 20).
Química. O telúrio, que é o elemento de número atômico 52 e um ametal do grupo do oxigênio, possui seis elétrons em sua camada de valência.
Por exemplo, abaixo temos os elétrons do berílio. Ele possui 4 elétrons no total, distribuídos em duas camadas eletrônicas.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. Por exemplo: Magnésio (Mg) Z=12 (Z=p) 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). ... O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento.
Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. ... No entanto, os átomos que compõem um mesmo elemento químico podem ter algumas características e propriedades físicas diferentes. Por outro lado, átomos de elementos químicos diferentes podem ter semelhanças entre si.
O que é mortal se revista da imortalidade?
O que não deve comer quem tem doença de Crohn?
Quanto tempo leva para se formar um Sargento do Exército?
Quando Roy Harper volta para Arrow?
Qual é a importância da Prova Brasil?
Como calcular o número de faltas na escola?
Como vai ficar o feriado de carnaval 2022?
O que significa publicada a sentença?
Quantas parcelas são do renda para?
Qual o melhor negócio para abrir hoje?
Qual a importância do preceito?
O que é a gestão do e relacionamento?
Qual o valor do auxílio inclusão?