Azulejo é uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.
A arte da azulejaria havia de criar raízes na Península Ibérica por influência dos árabes, que para as terras conquistadas, trouxeram os mosaicos para ornamentar as paredes dos seus palácios conferindo-lhes brilho e ostentação, através de um jogo geométrico complexo. O estilo fascinou espanhóis e portugueses.
A presença do azulejo português até à atualidade
No Norte, os relevos pronunciados, o volume, o contraste de luz e sombra são características presentes. Por Lisboa, a preferência ficou-se pelos padrões lisos de memória antiga e uma ostensiva aplicação exterior nas fachadas.
A origem é árabe mas foram os portugueses que os integraram na arquitetura como ninguém. Deixamos-lhe aqui alguns locais onde a arte da azulejaria em Portugal fala mais alto.
Explicação: Não podemos limitar a arte da azulejaria a galerias, museus e prédios históricos. Ela se encontra presente sim nesses lugares, mas não somente neles. No nosso cotidiano está em pisos, paredes, objetos decorativos, templos religiosos, arquiteturas etc.
24 curiosidades que você vai gostar
O gosto pelo azulejo, Portugal aprendeu com os holandeses. Da Holanda, vieram os primeiros painéis para o Brasil. A partir do fim do século 17, os azulejos das igrejas da Bahia passaram a ser encomendados nas oficinas de Lisboa.
Concluindo que o desenho da peça do azulejo moderno e contemporâneo mantém reminiscência do desenho do azulejo tradicional; enquanto a trama é responsável pela descontinuidade com tradição quando aparece em esquemas assimétricos, aleatórios ou semi-estruturados com elementos aleatórios.
A principal causa da diferença entre a arte da azulejaria islâmica e portuguesa é a religião. Na arte da azulejaria islâmica não pode utilizar imagens figurativas (reconhecíveis da natureza), pois segundo sua crença religiosa somente Deus tem direito de criar.
Foi só a partir do século XIV que chegou à Europa e se tornou símbolo de status em países como Espanha, Holanda e Portugal. ... Sua popularização aconteceu depois do terremoto que atingiu Lisboa em 1755, quando os portugueses buscavam por alternativas acessíveis para reconstruir a cidade.
Como instalar o aplicativo eWeLink?
Como calcular potência com expoente é base negativa?
Como tirar sementes da flor petúnia?
Como tirar raiz quadrada de números altos?
Como tirar reverberação de um quarto?
Como emitir 2 via requerimento de empresário?
Como pode ocorrer o vício da inconstitucionalidade?
Quanto tempo demora para crescer uma árvore de mostarda?
Como instalar Play Store Chromebook?
São hipóteses de extinção do crédito tributário a compensação a transação é a isenção?
Quais os dois tipos de infrações penais?
O que é ginástica laboral e quais são os tipos?
O que é que se entende por conhecimento?
Como pode ser classificada a intertextualidade Conceitue cada uma delas?
Quais os tipos de flexibilidade Cite suas características?