A avaliação por múltiplos pode ser considerada uma metodologia de avaliação baseada no conceito de valor relativo. Isso significa dizer que, ao precificar uma empresa, são utilizados múltiplos de outras ações similares com o intuito de estimar qual deveria ser o valor da empresa analisada!
O modelo de avaliação de empresas por múltiplos de mercado, ou simplesmente modelo de avaliação por múltiplos, consiste em um método que tem por objetivo avaliar ativos com base nos preços correntes de mercado de outros ativos ditos "comparáveis", sendo, portanto, um método de avaliação relativa (SALIBA, 2008).
Múltiplo = Valor de Mercado / X
Um múltiplo nada mais é do que uma métrica que mede algum aspecto relacionado aos números financeiros da empresa. Usado para medir quanto os investidores estão dispostos a pagar para cada real de lucro que uma empresa produz, este indicador é chamado de P/L.
MÚLTIPLO = VALOR DE MERCADO/EBITDA Muito utilizado no processo de avaliação de empresas, o Múltiplo de EBITDA utiliza como base o EBITDA do último ano da empresa, e o multiplica pelo múltiplo gerado conforme o setor de mercado para encontrar o valor da empresa.
Preço / Lucro Usado na avaliação de empresas para medir quanto os investidores estão dispostos a pagar para cada real de lucro que uma empresa produz, este indicador é chamado de P/L.
Somar todos os fluxos descontados. O valor encontrado a partir da soma de todos os fluxos de caixa subtraídas as taxas de desconto é o valuation atual da empresa analisada. Uma vez que a base para o cálculo principal já é conhecida é importante também conhecer outras possibilidades mais particulares de Valuation.
Múltiplos de mercado são um instrumento útil para entender se o valor de uma ação é justo ou caro no momento. ... O método de análise chamado múltiplos de mercado é amplamente utilizado pela sua simplicidade na hora de avaliar se vale a pena ou não investir em uma ação.
Na avaliação de empresas os múltiplos mais comuns utilizados durante as Avaliações Relativas ou Avaliações por Múltiplos são: EV/EBITDA: comumente utilizado durante processos de Fusões e Aquisições, este múltiplo utiliza como base o EBITDA* do último ano, ou dos últimos doze meses, da empresa a ser avaliada.
Dentre as principais vantagens da análise de múltiplos podemos citar que ela é uma ferramenta útil para avaliar se as ações de uma empresa estão caras ou baratas frente a ações de outras empresas, permitindo, portanto, estabelecer um preço justo através desta comparação.
Para este múltiplo, o faturamento oriundo de outros serviços, que não mensalidades recorrentes, como por exemplo um projeto de consultoria ou implantação, não entram no cálculo. Existem outros múltiplos que podem ser considerados ao avaliar uma empresa.
Como calcular o valor de uma empresa por múltiplos: Quer vender a sua participação e precisa saber de uma forma aproximada quanto vale a sua empresa? Quer realizar uma aquisição e precisa calcular o valor da empresa que pretende comprar de uma forma simplificada?
Quanto tempo leva para tirar a carta?
Como conservar laranja por mais tempo?
Quais são os 3 estados de um processo?
Quanto tempo pode durar um estado depressivo?
Quanto tempo demora um processo contra a Caixa Econômica Federal?
Qual melhor cor para caixa de abelha?
Qual é a diferença entre o Princípio da oportunidade e competência?
Qual a diferença entre contrato de compra e venda e contrato de compromisso de compra e venda?
Qual a diferença entre quebra de seção e quebra de página?
Como evoluir Togetic Pokemon Brilliant Diamond?