Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.
Os principais sintomas são:Postura caída e músculos muito fracos.Dificuldade de segurar a cabeça após os três meses.Não conseguir se sentar aos seis meses.Não começar a engatinhar antes dos nove meses.Não andar sozinho antes dos 15 meses.Não conseguir comer sozinho com um ano e seis meses.
O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.
Este termo é usado pelos médicos quando uma criança não atingiu um marco esperado em seu desenvolvimento. Por exemplo, se o intervalo normal para aprender a andar é entre os 9 e os 18 meses, e uma criança de 20 meses ainda não começou a andar, isso seria considerado um atraso.
CID10 - F70 - Retardo Mental Leve.
42 curiosidades que você vai gostar
CID10 - F84 - Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento são:Hipotonia: músculos fracos e postura descaída;Dificuldade de segurar a cabeça aos 3 meses;Não consegue sentar sozinho aos 6 meses;Não começar a engatinhar antes dos 9 meses;Não andar sozinho antes dos 15 meses;
As dificuldades com o julgamento e raciocínio são dois sintomas comuns do atraso cognitivo. Com isso, podem ser afetados aspectos como regulamento das emoções, noções da passagem de tempo e de perigo, comportamento (com dificuldade de sustentar a atenção e a memória em situações cotidianas) etc.
Veja alguns exemplos de sinais de atrasos do desenvolvimento infantil, que mostram que a criança não atingiu o marco esperado para a sua idade:Até 6 meses: não consegue firmar a cabeça ou sustentar o pescoço;Até 12 meses: não engatinha, não tenta se locomover, não estica os braços, não fica sentado sem apoio;
As causas do não crescer
São várias as causas. Na maior parte das vezes, a criança baixa é saudável, mas vem de uma família de baixa estatura, ou tem uma maturação óssea um pouco atrasada, e deve entrar em puberdade um pouco mais tarde.
Alguns distúrbios do crescimento infantil podem ser identificados no nascimento, quando o bebê possui altura e/ou pesos anormais. Além disso, muitos desses problemas são notados ao longo da infância pelos próprios pais, quando a criança não acompanha o crescimento e desenvolvimento de outras da mesma idade.
Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética.
Pernas arqueadas: Antes dos dois anos de idade, a maioria das crianças tem pequenas lacunas entre os joelhos e tornozelos quando estão de pé. Se a diferença for muito pronunciada ou não se corrigir com o tempo, consulte o pediatra, pois pode ser sinal de raquitismo (uma deformidade óssea).
Como a Deficiência Intelectual é classificadaRetardo mental leve (Qi entre 50-69)Retardo mental moderado (Qi entre 35-49)Retardo mental grave (Qi entre 20-40)Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)
Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.
Condições cognitivas menos severas incluem déficit de atenção e desordem (ADD), dislexia (dificuldade em leitura), discalculia (dificuldade com a matemática), e dificuldades de aprendizagem em geral.
Conhecida pela sigla SA, a síndrome de Asperger é uma alteração no desenvolvimento do paciente que acaba por afetar suas habilidades de socialização, seu contato com o mundo externo e sua capacidade de se comunicar ou de expressar suas emoções.
Diferença entre autismo e Asperger é o grau dentro do espectro autista. Como a Síndrome de Asperger apresenta sintomas mais leves, o diagnóstico costumava ser mais tardio que do autismo. Geralmente, começava-se notar que a criança não interagia do modo esperado apenas na fase escolar.
O retardo mental leve, também conhecido como deficiência intelectual leve, é caracterizada por limitações discretas relacionada à aprendizagem e capacidade de comunicação, por exemplo, que demoram a ser desenvolvidas.
CID 10 F81. 3 Transtorno misto de habilidades escolares – Doenças CID-10.
CID 10 F70. 1 Retardo mental leve - comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento – Doenças CID-10.
Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.
Quem não pode tomar Captopril?
Como diagnosticar transtorno de personalidade histriônica?
Qual a diferença da extensão do efeito devolutivo na Apelação e no agravo de instrumento?
Como definimos a geometria de uma molécula exemplifique?
Como avaliar o grau da celulite?
Qual a importância das práticas de Endomarketing nas Organizações?
Como podemos determinar o poder da influência que as cidades globais exercem no espaço mundial?
O que é o coeficiente de convecção?
O que é a geometria de posição?
Quais os significados para a palavra cultura são 4?
O que fazer para ajudar uma pessoa com ansiedade?
Como limpar rolo de tirar pêlo?
Como saber se minha mãe é abusiva?
Porque lavar os pincéis de maquiagem?
Como lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade?