A expressão latina argumentum ad consequentiam ("argumento por consequência") é o argumento pelo qual uma premissa é verdadeira ou falsa em função das consequências desejadas ou indesejadas a que ela conduz.
Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão [C] em exemplos representativos [D], os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la [J].
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
16 curiosidades que você vai gostar
Falácias são argumentos que têm a pretensão de ser corretos e conclusivos mas que, no entanto, possuem algum erro em sua estrutura ou seu conteúdo. ... Contudo, alguns argumentos são tão claramente falaciosos que não são capazes de enganar a ninguém.
Um argumento é falacioso quando parece que as razões apresentadas sustentam a conclusão, mas na realidade não sustentam. Da mesma maneira que há padrões típicos, largamente usados, de argumentação correcta, também há padrões típicos de argumentos falaciosos.
Ao se examinarem alguns …, verifica-se que … . Pode-se mencionar, por exemplo, … Em consequência disso, vê-se, a todo instante, …
Comprove suas análises com fatos
É preciso provar todas as hipóteses e afirmações que você colocar no seu texto – senão, é como se você estivesse acusando alguém sem provas, ou como se estivesse inventando algo que não é verdade. Sustente os argumentos com exemplos concretos, dados, experiências etc.
Causa – Hipótese – Consequência
Por exemplo, se o tema for “Seca no Sudeste”, você pode começar o desenvolvimento assim: “Esse fenômeno não tão comum, tornou-se parte do cotidiano dos moradores da região Sudeste.
Na estratégia de exemplificação, você irá inserir e desenvolver um exemplo específico como foco principal do parágrafo, tendo o propósito de justificar a sua ideia. Esse exemplo deve ser, preferencialmente, de conhecimento geral.
Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.
TIPOS DE ARGUMENTOSArgumento de Autoridade: ... Argumento por Causa e Consequência: ... Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ... Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ... Argumento por analogia (ou a simili): ... Argumento de Senso Comum: ... Argumento de fuga:
Lei de causa e efeito é um princípio universal, que significa que o acaso não existe. Um dos princípios da lógica é a causalidade, daí a afirmação de que todo efeito tem uma causa. Essa causa pode ser boa ou ruim, promovendo respectivamente resultados positivos ou negativos.
A contra argumentação na produção de textos ou o contra argumento é componente fundamental nos textos dissertativos argumentativos, porque expõe os pontos de vista opostos gerando debates sobre o tema proposto. ... Dessa forma, ao invés de expor ideias contra determinado assunto, pode-se formar outros argumentos para ele.
13 – Qual é o argumento que uma personagem usa para corrigir a outra? Diz que é para o bem do outro.
ArgumentaçãoOs argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.
No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).
Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios (de domínio público).
O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
O Blog de RedaçãoApresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. ... Ao se examinarem alguns ..., Verifica-se que ... . ... Em consequência disso, vê-se, a todo instante, ...Alguns argumentam que .... . ... Outros, porém, ..... . ... Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
Os argumentos acima são falaciosos, visto que não são pautados na lógica, portanto, não podem sustentar uma conclusão. ... Como visto acima, a falácia pode fragilizar sua argumentação, por isso não a use. Lembre-se de que os argumentos precisam ser contundentes.
O que é Ad hominem:
Uma falácia consiste num argumento falso, uma ideia que parece transmitir uma verdade ou discurso válido, mas não apresenta bases lógicas e coerentes. Esta é uma expressão em latim e pode ser traduzida como "argumento contra a pessoa" (argumentum ad hominem).
Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.
Qual é a importância da reprodução?
Qual é o plano de sustentabilidade do Banco do Brasil?
Pode tomar ibuprofeno e tandrilax?
Quanto tempo demora para matar a bactéria H Pylori?
Quantas faculdades de Medicina em SP?
O que é uma questão de pesquisa?
Como funciona o prazo de validade?
Será ineficaz contra a massa falida o ato?
O que são caules subterrâneos exemplos?
Qual a taxa mundial de obesos?
Quanto tempo se deve tomar probióticos?
Qual adubo usar para dar flores?
Quantas pessoas tiraram 920 na redação do Enem 2020?
Quais são os procedimentos do novo CPC?
Como achar filtros de quiz no Instagram?
Quais os cuidados de enfermagem para risco de infecção?